#JeanMonnet30 - 30.º aniversário das atividades Jean Monnet

A Comissão Europeia celebra, este ano, o 30.º aniversário das atividades Jean Monnet com a realização de uma série de eventos e de outras iniciativas em todo o mundo. Os anteriores e atuais beneficiários do programa Jean Monnet são convidados a celebrar esta data connosco, partilhando as suas histórias de sucesso e participando em debates, conferências, seminários, debates públicos e outras atividades que envolvam os estudantes, os decisores políticos e a sociedade civil. A Comissão Europeia estará presente aquando da proclamação do discurso sobre o estado da União do Instituto Universitário Europeu, em 2 de maio, em Florença.

Diga-nos se está a planear organizar um evento

A Comissão Europeia concebeu um inquérito que está à disposição de todas as pessoas interessadas em organizar eventos sobre o tema «Jean Monnet – 30 anos de excelência no domínio dos estudos europeus».

Participar nas comemorações

A Comissão criou um grupo Facebook onde os organizadores podem partilhar os eventos e as iniciativas que celebram este aniversário em todo o mundo.
Neste grupo, pode:

  • anunciar os eventos que tenciona organizar no contexto deste aniversário
  • partilhar notícias relacionadas com as atividades Jean Monnet com potenciais parceiros, estudantes que beneficiam do programa, estudantes de estudos europeus, a comunidade docente e demais interessados nos estudos europeus

Celebrar 30 anos de excelência académica no domínio dos estudos europeus

Há 30 anos atrás, Jacqueline Lastenouse apresentou a sua ideia relativa à criação de «cátedras europeias» no ensino superior. Esta iniciativa deu resposta à necessidade crescente de apoiar a investigação sobre a integração europeia e de acolher e incentivar os esforços levados a cabo pelas universidades e pelas associações estudos europeus no que respeita ao ensino dos estudos europeus. Assim nasceu a Ação Jean Monnet, batizada com o nome de um dos pioneiros da UE, Jean Monnet (1888-1979), que foi o primeiro presidente da Comunidade Económica e do Aço.

Ao longo dos últimos 30 anos, um número impressionante de quase 5000 projetos contribuíram para a realização de estudos sobre a integração europeia. Atualmente, todos os anos, cerca de 500 000 estudantes beneficiam da Ação Jean Monnet, presente em 87 países de todo o mundo. O 30.º aniversário das Ações Jean Monnet, que será celebrado em 2019, constitui uma oportunidade para debater não só o seu impacto nos estudos europeus a nível mundial, mas também o seu impacto mais vasto na nossa sociedade.

Mais informações sobre as atividades Jean Monnet e o convite anual à apresentação de propostas.