Projetos Jean Monnet

Como se candidatar

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Objetivo

Os Projetos Jean Monnet apoiam a inovação, a partilha de conhecimentos e a comunicação sobre questões europeias.

Oportunidades

Graças ao Erasmus+, as organizações interessadas podem gerir projetos em três domínios fundamentais:

  • Inovação - projetos que explorem novas perspetivas e metodologias para promover os assuntos europeus
  • Fertilização cruzada - projetos que promovam o debate, a análise e a sensibilização para os assuntos europeus
  • Divulgação de conteúdos - projetos especificamente centrados na comunicação e no intercâmbio de informação

As atividades apoiadas são variadas, desde a conceção e desenvolvimento de material educativo à organização de eventos. Para mais exemplos, consulte o Guia do Programa Erasmus+.

Como funciona

Podem candidatar-se instituições de ensino superior e outras organizações ativas na área dos assuntos europeus de qualquer país do mundo (exceto estabelecimentos de ensino primário e secundário, que não podem candidatar-se mas podem contribuir para a realização de atividades).

As instituições europeias designadas (identificadas no Regulamento que estabelece o Programa Erasmus+) que prossigam um objetivo de interesse europeu não são elegíveis.

As instituições de ensino superior de países do programa devem ser titulares da Carta Erasmus para o Ensino Superior.

As organizações devem candidatar-se a título individual, embora, numa fase posterior, os projetos possam incluir outras organizações.

A duração dos projetos varia entre 12 e 24 meses.

Que mais convém saber

O candidato é responsável pela elaboração de uma estratégia clara e sustentável, assente num plano de trabalho pormenorizado, e, caso seja selecionado para financiamento, deverá pôr em prática as atividades descritas.

A candidatura deve especificar o papel das outras organizações participantes, explicar por que são necessárias as atividades e indicar os beneficiários diretos e indiretos do projeto.

Candidaturas

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Mais informações

O Guia do Programa Erasmus+ constitui a principal fonte de informação sobre os Projetos Jean Monnet. A Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura pode dar informações adicionais sobre o processo de candidatura.

Para mais informações contacte a Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura ou a Comissão Europeia.

Compartilhe esta página