Redes Jean Monnet

Como se candidatar

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Objetivo

As Redes Jean Monnet visam fomentar a criação e o desenvolvimento de consórcios para recolher informações, aprofundar conhecimentos, trocar ideias e promover a integração europeia.

Oportunidades

Graças ao Erasmus+, as organizações elegíveis podem:

  • recolher e divulgar informações e resultados sobre métodos de investigação e ensino de alto nível relacionados com os estudos europeus
  • reforçar a cooperação entre instituições de ensino superior e outras organizações relevantes
  • partilhar conhecimentos e competências para melhorar as boas práticas
  • promover a cooperação e criar plataformas de intercâmbio de conhecimentos com entidades públicas e a Comissão Europeia

O apoio também pode ser utilizado para melhorar redes existentes que contribuam para atividades específicas, nomeadamente para a promoção da participação de jovens investigadores no estudo de termas relacionados com a UE.

Como funciona

Podem candidatar-se organizações que sejam coordenadoras de uma rede constituída, no mínimo, por três instituições de três países.

Embora a participação esteja aberta a organizações de qualquer tipo ativas no domínio da integração europeia, as instituições de ensino superior de países do programa devem ser titulares de uma Carta Erasmus para o Ensino Superior. As instituições europeias designadas (identificadas no Regulamento que estabelece o Programa Erasmus+) que prossigam um objetivo de interesse europeu não são elegíveis.

A rede deverá tornar-se um ponto de referência para o tema que cobre, bem como assumir o papel de multiplicador de conhecimentos, contribuindo para a recolha, análise e distribuição de informação.

Que mais convém saber

As redes são responsáveis por elaborar dos seus próprios programas de trabalho e, se forem selecionadas para financiamento, deverão pôr em prática as atividades descritas durante o período abrangido pela subvenção.

Candidaturas

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Mais informações

O Guia do Programa Erasmus+ constitui a principal fonte de informação sobre as Redes Jean Monnet. A Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura pode dar informações adicionais sobre o processo de candidatura.

Para mais informações, contacte a Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura ou a Comissão Europeia.

Compartilhe esta página