Módulos Jean Monnet

Apresentação

Um Módulo Jean Monnet é um programa ou curso de ensino curto no domínio dos estudos sobre a União Europeia. Os módulos podem consistir numa introdução à UE, concentrar-se numa disciplina ou aspeto específico dos estudos europeus ou ter uma abordagem mais pluridisciplinar.

Os coordenadores dos Módulos Jean Monnet são incentivados a:

  • publicar artigos avaliados pelos pares durante o período abrangido pela subvenção (a subvenção cobrirá uma parte dos custos da publicação e, caso seja necessário, da tradução)
  • participar em atividades de informação e divulgação no seu país e no resto da Europa
  • organizar eventos (palestras, conferências, seminários, etc.) com responsáveis políticos, membros da sociedade civil e estabelecimentos de ensino
  • criar redes com outros universitários e investigadores que participam nas ações Jean Monnet no seu país e no resto da Europa
  • utilizar recursos educativos abertos e publicar os resumos, o conteúdo, o calendário e os resultados esperados das respetivas atividades

Condições

Cada módulo deve ter uma duração mínima de 40 horas por ano académico.

Os Módulos Jean Monnet devem ser coordenados por professores e investigadores que trabalhem numa instituição de ensino superior.

Para apoiar jovens investigadores em início de carreira académica, até 20% do orçamento será afetado a módulos coordenados por investigadores que tenham obtido um doutoramento nos últimos cinco anos.

Candidaturas

A sua instituição de ensino superior pode candidatar-se para coordenar um Módulo Jean Monnet e receber apoio da UE. Estes módulos podem ser organizados por instituições de ensino superior de países do programa e de países parceiros.

Compartilhe esta página