Módulos Jean Monnet

Como se candidatar

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Objetivo

Os módulos Jean Monnet são concebidos para:

  • promover a investigação e a primeira experiência de ensino no domínio dos assuntos europeus de jovens investigadores, académicos e outros profissionais
  • suscitar interesse na UE e criar a base para futuros polos de conhecimento europeu
  • fomentar uma perspetiva europeia em determinadas áreas de estudos
  • dispensar cursos personalizados sobre temas específicos relacionados com a UE que sejam relevantes para os estudantes na sua futura vida profissional
  • fomentar a publicação e a divulgação dos resultados da investigação académica

Os módulos visam levar mais informações e conhecimentos sobre a UE a mais cidadãos e tornar os assuntos europeus mais acessíveis ao grande público.

Oportunidades

Graças ao Erasmus+, as instituições de ensino superior (IES) podem acolher um programa de ensino ou um curso curto no domínio dos estudos europeus. Um módulo pode ser:

  • um curso geral ou de introdução sobre temas relacionados com a UE
  • ensino especializado sobre assuntos europeus
  • cursos de verão ou cursos intensivos plenamente reconhecidos

Como funciona

Podem candidatar-se IES de todo o mundo. As IES de países do programa devem ser titulares da Carta Erasmus para o Ensino Superior.

Os módulos devem ter uma duração total de três anos e prever, no mínimo, 40 horas de ensino por ano letivo.

As 40 horas de ensino requeridas incluem palestras em grupo, seminários e tutoriais, nomeadamente num formato de ensino à distância, mas excluem aulas particulares.

As IES devem apoiar e promover os coordenadores dos módulos e fomentar a participação no curso ou programa. Devem, igualmente, manter as atividades do módulo ao longo de todo o projeto.

Que mais convém saber

Se for necessário substituir o coordenador de um módulo, deve ser enviado um pedido escrito à Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura, devendo o substituto proposto ter o mesmo nível de especialização em estudos europeus que o coordenador anterior.

Candidaturas

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Mais informações

O Guia do Programa Erasmus+ é a principal fonte de informação sobre os Módulos Jean Monnet. A Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura pode dar informações adicionais sobre o processo de candidatura.

Para mais informações contacte a Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura ou a Comissão Europeia.

Compartilhe esta página