Cátedras Jean Monnet

Como se candidatar

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Objetivo

As Cátedras Jean Monnet visam:

  • aprofundar o ensino dos assuntos europeus integrado no programa curricular oficial de uma instituição de ensino superior
  • proporcionar um ensino aprofundado dos assuntos europeus em domínios com cada vez maior procura no mercado de trabalho

Os titulares das Cátedras Jean Monnet são igualmente incentivados a fornecer recursos educativos abertos e a envolver-se em atividades educativas abertas para tornar o ensino mais flexível e acessível.

Oportunidades

Graças ao Erasmus+, as instituições de ensino superior (IES) podem acolher um posto de docente com uma especialização em estudos europeus, destinado a professores universitários.

As IES participantes deverão apoiar o titular da cátedra nas suas atividades de ensino, investigação e reflexão, permitindo que uma vasta gama de programas curriculares beneficie dos cursos.

Como funciona

Podem candidatar-se IES de todo o mundo. As IES de países do programa devem ser titulares da Carta Erasmus para o Ensino Superior.

As Cátedras Jean Monnet devem ter uma duração total de três anos e prever, no mínimo, 90 horas de ensino por ano letivo. Além disso, o titular da cátedra deve realizar, pelo menos, uma atividade adicional por ano letivo.

As 90 horas incluem palestras em grupo, seminários e tutoriais, nomeadamente num formato de ensino à distância, mas excluem aulas particulares.

O titular da cátedra deve ser um membro permanente do pessoal da instituição candidata e ter o título de «professor». Não pode ser professor convidado no momento da candidatura.

Que mais convém saber

Se for necessário substituir o titular de uma Cátedra Jean Monnet, deve ser enviado um pedido escrito à Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura, devendo o substituto proposto ter o mesmo nível de especialização em estudos europeus que o titular anterior.

Candidaturas

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Mais informações

O Guia do Programa Erasmus+ é a principal fonte de informação sobre as Cátedras Jean Monnet. A Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura pode dar informações adicionais sobre o processo de candidatura.

Para mais informações contacte a Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura ou a Comissão Europeia.

Compartilhe esta página