Cátedra Jean Monnet

Apresentação

Uma Cátedra Jean Monnet é um posto docente com uma especialização em estudos sobre a União Europeia para professores universitários.

Objetivos das Cátedras Jean Monnet:

  • aprofundar o ensino de estudos sobre a União Europeia na sua instituição integrados num programa curricular
  • realizar, controlar e supervisionar investigação sobre a UE em todos os níveis de ensino
  • formar e assessorar a próxima geração de professores e investigadores
  • proporcionar orientações especializadas a futuros profissionais na área dos assuntos europeus

Os titulares de Cátedras Jean Monnet são incentivados a:

  • publicar livros na editora da universidade durante o período abrangido pela subvenção (que cobrirá uma parte dos custos da publicação e, caso necessário, da tradução)
  • participar em atividades de informação e divulgação no seu país e no resto da Europa
  • organizar eventos (palestras, conferências, seminários, etc.) com responsáveis políticos, membros da sociedade civil e estabelecimentos de ensino
  • criar redes com outras instituições e pessoal universitário apoiado pelas ações Jean Monnet
  • utilizar recursos educativos abertos e publicar os resumos, conteúdo, calendário e resultados esperados das respetivas atividades

Condições

Para ser titular de uma Cátedra Jean Monnet, deve ser membro do pessoal permanente da instituição de ensino superior onde trabalha e ter a categoria de professor. Não pode ser um professor convidado da instituição de ensino superior candidata à subvenção.

Enquanto titular de uma Cátedra Jean Monnet, deve lecionar uma matéria no domínio dos estudos europeus no mínimo 90 horas por ano académico (durante três anos consecutivos) .

Considera-se que as horas de docência incluem as horas de contacto direto no contexto de palestras, seminários ou aulas práticas, nomeadamente num formato de ensino à distância, mas excluem a supervisão e/ou aulas individuais.

Candidaturas

A sua instituição de ensino superior pode candidatar-se a ter uma Cátedra Jean Monnet durante um período de três anos.

Centros de excelência

Os titulares de Cátedras Jean Monnet podem assumir a responsabilidade de um Centro de Excelência Jean Monnet - uma oportunidade para as instituições de ensino superior se tornarem pontos focais do ensino e da investigação sobre a União Europeia.

Compartilhe esta página