Centros de Excelência Jean Monnet

Como se candidatar

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Objetivo

Os Centros de Excelência são concebidos para funcionar como pontos de convergência de conhecimentos e competências sobre os assuntos europeus.

Os centros põem em comum as competências e conhecimentos de peritos de alto nível para criar ligações entre vários temas relacionados com a UE, desenvolvendo, além disso, atividades transnacionais e relações com instituições de outros países.

Os centros também se dirigem aos estudantes que se ocupam de temas afins, bem como aos responsáveis políticos, funcionários públicos, sociedade civil e público em geral.

Oportunidades

Graças ao Erasmus+, as instituições de ensino superior (IES) podem:

  • organizar e coordenar recursos humanos e documentais relacionados com os estudos europeus
  • liderar atividades de investigação sobre matérias específicas
  • desenvolver conteúdos e ferramentas pedagógicas a fim de atualizar e complementar cursos e programas curriculares
  • melhorar o debate e o intercâmbio de experiências acerca da UE
  • publicar sistematicamente os resultados das atividades de investigação

As IES participantes devem apoiar os centros para que estes se possam desenvolver de forma estratégica, proporcionando-lhe orientações e uma visão, bem como promovendo as suas iniciativas e atividades.

Como funciona

Podem candidatar-se IES de todo o mundo. As IES de países do programa devem ser titulares da Carta Erasmus para o Ensino Superior.

Os Centros de Excelência devem:

  • participar em eventos de informação e comunicação a nível europeu e nacional
  • organizar eventos, palestras, seminários ou workshops com responsáveis políticos a nível local, regional e nacional, bem como com a sociedade civil e as escolas
  • divulgar os resultados das suas atividades através de seminários ou palestras dirigidas ao público em geral e a representantes da sociedade civil
  • criar redes com outras organizações e pessoas que beneficiem do apoio das ações Jean Monnet
  • publicar as suas atividades sob a forma de recursos educativos abertos

Uma instituição só pode acolher um Centro de Excelência de cada vez.

Que mais convém saber

Se for necessário substituir o coordenador de um centro, deve ser enviado um pedido escrito à Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Um Centro de Excelência pode envolver a colaboração de várias instituições ou organizações estabelecidas na mesma cidade ou região, que devem ser entidades especializadas em estudos europeus e estar integradas numa IES.

Candidaturas

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Mais informações

O Guia do Programa Erasmus+ constitui a principal fonte de informação sobre os Centros de Excelência Jean Monnet. A Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura pode dar informações adicionais sobre o processo de candidatura.

Para mais informações contacte a Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura ou a Comissão Europeia.

Compartilhe esta página