Intercâmbio de jovens

Panorâmica

O intercâmbio de jovens oferece aos jovens de diferentes países a possibilidade de se conhecerem, viverem juntos durante algum tempo e trabalharem em projetos comuns.

Estes intercâmbios têm lugar fora do contexto escolar. No quadro de um intercâmbio, os jovens podem participar em atividades como seminários, exercícios, debates, testes de simulação, atividades ao ar livre e muito mais.

A experiência adquirida durante o intercâmbio é reconhecida por um certificado Youthpass.

Duração

O intercâmbio tem uma duração que vai de 5 a 21 dias (excluindo o tempo de viagem).

Condições

A participação está aberta pessoas com idades entre 13 e 30 anos. Os orientadores de grupo têm de ter, pelo menos, 18 anos.

Os intercâmbios de jovens são geridos por organizações de juventude, grupos informais ou outras organizações.

Apoio financeiro

As subvenções da UE destinam-se a cobrir as despesas de viagem. A organização ou o grupo que esteja à frente do intercâmbio recebe apoio para a cobertura dos custos associados à organização e às atividades.

Como apresentar uma candidatura

Não é possível candidatar-se individualmente a uma subvenção para um intercâmbio de jovens. A candidatura tem de ser apresentada por uma organização ou por um grupo de jovens, que, por sua vez, terá de selecionar os participantes no intercâmbio.

Saiba mais

Se precisar de ajuda na procura de organizações participantes ou se tiver dúvidas, contacte a Agência Nacional Erasmus+ no seu país.

O Portal Europeu da Juventude também contém informações e oportunidades para os jovens.