Atividades de voluntariado Erasmus+

Apresentação

Graças às atividades de voluntariado do programa Erasmus+, os jovens interessados podem participar em projetos de voluntariado no estrangeiro.

O Erasmus+ é um dos programas de financiamento da UE que apoia atividades de voluntariado no âmbito da iniciativa do Corpo Europeu de Solidariedade. 

Pelo facto de também integrares o Corpo Europeu de Solidariedade, passas a fazer parte de uma comunidade de jovens que pensam como tu e que estão interessados em contribuir para a criação de uma sociedade mais inclusiva e unida.

Enquanto voluntário, comprometes-te a trabalhar numa organização no estrangeiro. Os projetos de voluntariado podem abranger muitos tipos de atividades em áreas como a animação juvenil, a ação cultural, a ação social ou a proteção do ambiente. Os voluntários trabalham de forma não remunerada e a tempo inteiro.

As competências adquiridas com a experiência de voluntariado são reconhecidas a nível europeu graças ao certificado Youthpass. No final do serviço de voluntariado, receberás também um certificado de participação no Corpo Europeu de Solidariedade. 

Os voluntários já inscritos numa atividade de voluntariado Erasmus+ têm à sua disposição um dossiê de informação que lhes explica o que podem esperar da sua participação, o que é o Youthpass e a que tipo de cobertura de seguro têm direito.

O apoio linguístico em linha do Erasmus+ facilita a aprendizagem da língua na qual se desenrolará a atividade de voluntariado.

Duração

As atividades de voluntariado têm uma duração mínima de 2 semanas e máxima de 12 meses.

Existem oportunidades de voluntariado Erasmus+ nos países do programa Erasmus+ e nos países parceiros vizinhos, o que significa que também podes fazer voluntariado fora da Europa.

Condições

Para te poderes inscrever e participar, deves ter entre 17 e 30 anos. 

Apoio financeiro

O apoio financeiro cobre todas as despesas principais relacionadas com o projeto de voluntariado. Como voluntário, tens direito a alojamento e alimentação, bem como aos transportes locais necessários. Além disso, também poderás receber uma pequena quantia para gastos pessoais.

Todos os voluntários estão cobertos por um seguro durante a estadia no estrangeiro.

Candidaturas

O Erasmus+ apoia o Corpo Europeu de Solidariedade. Se és cidadão de um país do programa Erasmus+, podes participar em atividades de voluntariado inscrevendo-te no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade. Depois de te teres inscrito, podes:

  • procurar um projeto adequado na lista de vagas disponíveis para os participantes inscritos
  • aguardar até seres contactado por organizações que te poderão oferecer um trabalho como voluntário

Se tens a nacionalidade de um país parceiro do programa Erasmus+, podes candidatar-te diretamente a uma atividade de voluntariado do Erasmus+ através da organização responsável por te enviar para o estrangeiro ou te receber no país de acolhimento e organizar todos os aspetos práticos. O Portal Europeu da Juventude, o sítio Web da UE dirigido aos jovens, contém uma lista das organizações de voluntariado Erasmus+. Percorre a lista e entra em contacto com as organizações que te interessem para verificares se têm vagas. Tem em conta que algumas organizações que constam da lista podem não estar atualmente à procura de novos voluntários.

Mais informações

Para mais esclarecimentos, contacta a Agência Nacional Erasmus+ do teu país. Se preferires, podes enviar uma pergunta diretamente ao Portal Europeu da Juventude. 

Compartilhe esta página