Quais são as consequências do Brexit para o programa Erasmus+?

O Acordo de Saída prevê que o Reino Unido continue a participar nos programas da UE em curso durante o período de 2014-2020, entre os quais o programa Erasmus+, como se o Reino Unido fosse um país da UE, até à conclusão da execução dos mesmos.

A eventual participação do Reino Unido em futuros programas depois de 2020 depende do resultado das negociações gerais sobre as futuras relações entre as duas partes.

Atividades de mobilidade no âmbito do Erasmus+ para fins de aprendizagem

Os estudantes do Reino Unido podem continuar a participar em atividades de mobilidade nos países do programa Erasmus+?

Os beneficiários britânicos do programa podem continuar a beneficiar das subvenções concedidas ao abrigo do atual quadro financeiro plurianual (QFP) até à data final do respetivo período de aplicação, mesmo que essa data seja posterior a 2020. Por conseguinte, os estudantes do Reino Unido e outros participantes podem continuar a participar em atividades de mobilidade noutros países do programa Erasmus+, ou seja, nos países da UE, no Listenstaine, na Noruega, na Islândia, na Turquia, na Macedónia do Norte e na Sérvia, até à conclusão dos projetos ou até ao esgotamento das verbas.

A eventual participação do Reino Unido em futuros programas depois de 2020 depende do resultado das negociações gerais sobre as futuras relações entre as duas partes.

Os estudantes dos países do programa Erasmus+ podem continuar a participar em atividades de mobilidade no Reino Unido?

Sim, a celebração do Acordo de Saída implica que as instituições de ensino superior e outros organismos dos países do programa podem continuar a enviar para o Reino Unido estudantes e membros do pessoal, ao abrigo do programa Erasmus+, utilizando as verbas dos convites à apresentação de propostas de 2019 e 2020, até à conclusão dos projetos ou até ao esgotamento das verbas.

A eventual participação do Reino Unido no próximo programa Erasmus+ depende do resultado das negociações gerais sobre as futuras relações entre as duas partes.

Compartilhe esta página