Representação em Portugal

Livro Branco da Comissão sobre o Futuro da Europa: Reflexões e cenários para a UE27

O debate sobre o futuro da Europa está em curso. Gostaríamos de conhecer a sua opinião sobre o Livro Branco. Diga-nos o que pensa.

Dê a sua opinião


O Livro Branco apresentado pela Comissão Europeia em 1 de março define vias possíveis para o futuro da Europa. Temos pela frente um grande número de desafios, que vão da globalização ao impacto das novas tecnologias na sociedade e no emprego, passando pelas preocupações com a segurança e a ascensão do populismo, e temos de garantir que não nos deixamos arrastar por essas tendências, mas sim que aproveitamos as oportunidades que estas representam. É por esta razão que o Livro Branco traça cinco cenários para a evolução da UE, em função das escolhas que fizermos.

O Livro Branco marca o início, e não o fim, deste debate. O próximo passo será a Cimeira de Roma, em 25 de março, durante a qual os dirigentes da UE se reunirão para comemorar os 60 anos dos Tratados de Roma, refletir sobre os resultados obtidos e debater o que pode e deve ser o nosso futuro comum. Após a cimeira, os trabalhos continuarão com determinação para definir um plano, uma visão e um rumo a seguir, que serão apresentados aos cidadãos antes das próximas eleições para o Parlamento Europeu em junho de 2019. Todos temos uma palavra a dizer: o futuro da Europa está nas nossas mãos.