Representação em Portugal

Discurso do Presidente Juncker sobre o Estado da União 2017

/portugal/file/estadodauniao2017ptpng_ptestadodauniao2017_pt.png

Estado da União 2017
© UE
Media Folder : 

No dia 13 de setembro de 2017 o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, proferiu o habitual discurso sobre o estado da União no hemiciclo do Parlamento Europeu em Estrasburgo.

13/09/2017

Todos os anos, em setembro, o Presidente da Comissão profere um discurso sobre o estado da União no Parlamento Europeu, fazendo o balanço dos resultados do ano anterior e apresentando as prioridades para o ano seguinte.

Após amplo debate sobre o futuro do nosso continente (#FutureofEurope) com os cidadãos, o Parlamento Europeu, os parlamentos nacionais, as autoridades locais e regionais e a sociedade civil em geral, o Presidente reuniu as ideias recolhidas e apresentou um ponto de vista pessoal acerca deste tema, bem como as suas prioridades para o próximo ano.

O discurso foi seguido de um debate em sessão plenária, que assinala o início do diálogo com o Parlamento e o Conselho tendo em vista a elaboração do programa de trabalho da Comissão para o ano seguinte.

Consagrado no Tratado de Lisboa, o discurso sobre o estado da União está previsto no Acordo-Quadro de 2010 sobre as relações entre o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, que prevê igualmente que o Presidente transmite uma carta de intenções ao presidente do Parlamento Europeu e à Presidência do Conselho, na qual apresenta de forma pormenorizada as medidas legislativas, e outras iniciativas, que a Comissão tenciona adotar até ao final do ano seguinte (2018 no presente caso).

Ligações úteis: