Representação em Portugal

Seis canções representam portugueses no 1.º Cancioneiro da UE

/portugal/file/orquestrajpg_ptorquestra.jpg

Orquestra
copyright UE

Até 28 de outubro, cabe aos amantes de música portugueses decidir quais as seis canções que os irão representar no primeiro Cancioneiro da UE. Os portugueses são a 17ª população europeia a ser convidada a votar em www.eu-songbook.org.

10/10/2018

O Cancioneiro da UE é um projeto pioneiro lançado por uma organização sem fins lucrativos que visa partilhar a cultura musical dos vários povos integrados na União Europeia e promover um conhecimento transversal da música europeia mostrando a diversidade e afinidade entre estes.

No total, reunirá 162 canções, seis por cada Estado-Membro da União Europeia e na sua língua nacional, distribuídas por seis categorias temáticas: «Canções de amor», «Natureza e Estações», «Liberdade e Paz», «Canções Populares», «Canções de fé» e «Canções Infantis».  A escolha pertence aos cidadãos de cada país que têm tido a oportunidade de votar nas canções que os representarão no Cancioneiro da UE.

Agora, é a vez de os portugueses poderem escolher de entre um leque de 60 canções portuguesas nomeadas por membros da comunidade musical nacional, quais as seis que marcarão o Cancioneiro da UE.

A votação decorre no sítio Web do projeto, www.eu-songbook.org, e está aberta até 28 de outubro. O boletim de voto encontra-se disponível nas 24 línguas oficiais da União Europeia e só pode participar na sondagem uma única vez, seja por computador ou smartphone.

As seis escolhas dos portugueses serão divulgadas em breve e serão estas a figurar a primeira edição do Cancioneiro da UE, a ser publicado a 9 de maio de 2019, no Dia da Europa.