Representação em Portugal

Roteiro da Ciência

/portugal/file/roteiropng_ptroteiro.png

Roteiro da Ciência © UE

O Roteiro da Ciência consiste na visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, às cidades portuguesas mais inovadoras e ativas na produção científica de excelência.

18/04/2016

O Roteiro da Ciência acontece no período em que se comemoram os 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE). Desde 1986, o País mudou e a forma como se faz ciência também. Nos últimos 30 anos, Portugal já recebeu mais de 945 milhões de euros dos programas-quadro europeus de investigação e inovação.

Portugal está hoje bem posicionado para beneficiar de todas as potencialidades oferecidas pelo Horizonte 2020, apostando numa economia assente na diferenciação pelo investimento na inovação.

4ª Etapa: Alentejo - 28 a 29 de abril de 2017

O Comissário europeu Carlos Moedas estará no Alentejo a 28 e 29 de abril, passando por Évora e Beja em mais uma etapa do Roteiro da Ciência.

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, o Presidente do Instituto Politécnico de Beja, Vítor José de Jesus Carioca, e a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, acompanham o Comissário europeu Carlos Moedas em várias etapas deste Roteiro.

 

3ª Etapa: Minho - 19 e 20 de dezembro de 2016

O Comissário europeu Carlos Moedas levou a terceira edição do Roteiro da Ciência, nos dias 19 e 20 de dezembro, à região do Minho. Com uma agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário reuniu com autarcas, representantes das universidades da região norte, investigadores e empresários.

 

2ª Etapa: Madeira - 21 e 22 de abril de 2016

O Comissário europeu Carlos Moedas levou o Roteiro da Ciência à Madeira nos dias 21 e 22 de abril a convite do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Nesta agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário teve encontros bilaterais com o Governo Regional, autarcas, investigadores e empresários; visita vários centros de investigação da Universidade da Madeira e o Madeira Interactive Technologies Institute, e conheceu ainda start-ups, PMEs e empresas madeirenses de maior dimensão.

/portugal/file/moedasmadeira2122april2016_pt_ptmoedas_madeira_21_22april2016_pt.mp4

 

Programa:

Publicação:

 

1ª Etapa: Coimbra - 5 e 6 de novembro de 2015

O Comissário europeu Carlos Moedas visitou Coimbra e Cantanhede a 5 e 6 de novembro. Nesta agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário inaugurou a aceleradora de empresas TecBIS do Instituto Pedro Nunes e um edifício do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons). Visitou a Universidade de Coimbra, centros de investigação e empresas.

/portugal/file/carlos-moedas-%C2%ABroteiro-da-ci%C3%AAncia%C2%BB_ptCarlos Moedas «Roteiro da Ciência»

 

Outros vídeos:

Programa:

Publicações:

Comunicados de imprensa:

Fotografias:

 

Acompanhe o Roteiro da Ciência nas redes sociais com #RoteiroCiência, #H2020 e @Moedas.

 

Ligações úteis: