Representação em Portugal

Boletim Informativo

/portugal/file/rapid_ptrapid

Rapid
copyright UE

Lisboa, 13 de dezembro de 2018

Comissão aprova aquisição da Windplus pela Engie, EDPR e Repsol
A Comissão Europeia autorizou, ao abrigo do regulamento da UE sobre concentrações, a aquisição do controlo conjunto da empresa comum Windplus S.A. de Portugal, pela Engie S.A. de França («Engie»), EDP Renewables, SGPS, S.A. de Portugal (EDPR) e pela Repsol Nuevas Energías S.A. de Espanha («Repsol»). A Windplus, atualmente controlada pela EDPR e pela Repsol, desenvolverá um projeto eólico offshore e será ativa na produção e oferta de eletricidade a granel a Portugal. A Comissão concluiu que a concentração em causa não levanta problemas de concorrência dadas as atividades atuais e futuras muito limitadas da Windplus no Espaço Económico Europeu. Mais informações disponíveis no sítio Web da DG Concorrência da Comissão Europeia, no registo público com o número de processo M.9217.

Negociadores da UE concordam em facilitar o acesso transfronteiras a conteúdos de TV e rádio online
Os negociadores da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho chegaram hoje a um acordo político sobre a proposta de legislação em matéria de direitos de autor nos programas de rádio e televisão. As novas regras tornarão mais fácil para os organismos de radio e teledifusão europeus disponibilizar certos programas na sua televisão em direto ou serviços em linha e simplificarão a distribuição de mais canais de rádio e televisão pelos operadores de retransmissão. Este acordo representa um passo importante para um Mercado Único Digital plenamente funcional.
(Desenvolvimento em IP-18-6541)

Comissão saúda acordo sobre novas regras da UE sobre fertilizantes
Os representantes dos Estados-Membros subscreveram o acordo político das Instituições da UE sobre as novas regras da União em matéria de fertilizantes propostas pela Comissão em 2016. O acordo, que é um instrumento fundamental do Plano de Ação para a Economia Circular de 2015, facilitará o acesso do mercado interno da UE a fertilizantes biológicos e à base de resíduos e introduzirá limites para certos contaminantes tóxicos em fertilizantes, incluindo o cádmio. As novas regras ajudarão a reduzir os desperdícios, o consumo de energia e os danos ambientais, além de limitar os riscos para saúde humana.
(Desenvolvimento em IP-18-6161)

Serviços de computação em nuvem usados ​​por mais de uma em cada quatro empresas na UE
Em 2018, 26 % das empresas da UE com, pelo menos, 10 trabalhadores adquiriram serviços de computação em nuvem. O uso da computação em nuvem cresceu rapidamente nos últimos anos, já que em 2014 ficou em 19 % e em 2016 em 21 %. As grandes empresas usam muito mais a computação em nuvem (56 % das empresas com mais de 250 trabalhadores) do que as pequenas (23 % das empresas que empregam de 10 a 49 trabalhadores). Nos últimos quatro anos (entre 2014 e 2018), o maior aumento no uso da computação em nuvem foi observado em grandes empresas (+ 21 pontos percentuais), comparado com + 12pp em empresas de médio porte e + 6pp em pequenas empresas.
(Desenvolvimento em STAT-18-6802)

Consumo per capita varia em 2017 entre 54 e 132 % da média da UE
O consumo efetivo individual (CEI) é uma medida do bem-estar material das famílias. Em 2017, em todos os Estados-Membros, o CEI per capita expresso em unidades de poder de compra padrão (PPS) variou entre 54 % da média da União Europeia (UE) na Bulgária e 132 % no Luxemburgo. Em Portugal, para o ano de 2017, o consumo efetivo individual foi de 82 % da média da UE, um valor inalterado desde 2015.
(Desenvolvimento em STAT-18-6803)

****

Arquivo do Boletim informativo

Subscreva a nosso Boletim Informativo.

Pode subscrever, gerir ou eliminar a sua assinatura a partir do seu perfil.

* Declaração Específica de Privacidade e Aviso Legal da Comissão Europeia

****

Ligações úteis: