• Current language : pt
Representação em Portugal

As presidências portuguesas vistas desde as cabinas de interpretação

/portugal/file/cabine-interpretacao-portuguesapng_ptcabine-interpretacao-portuguesa.png

Cabine de interpretação portuguesa
copyright UE

Para assinalar o início da quarta Presidência portuguesa do Conselho, os intérpretes de língua portuguesa da Direção-Geral da Interpretação da Comissão Europeia (também conhecida por SCIC), bem como alguns dos seus talentosos colegas que falam português, uniram esforços para produzir um filme especial. Durante alguns minutos, pode assistir-se à evolução da UE, tal como é vista desde uma cabina de interpretação de português.

06/01/2021

Pode parecer estranho uma Direção-Geral da Comissão estar tão envolvida nos trabalhos do Conselho de Ministros, mas é preciso saber que o SCIC (antigamente designado «Serviço Comum de Interpretação-Conferências») também presta serviços às outras Instituições da UE, nomeadamente ao Conselho. É nos respetivos grupos de trabalho, comités e Conselhos de Ministros que se realiza uma grande parte do trabalho dos intérpretes. O SCIC também tem décadas de experiência em comunicação multilingue e presta assistência aos Estados-Membros quando organizam reuniões durante o semestre da sua Presidência.

Para a realização deste vídeo foram utilizadas imagens do arquivo do serviço audiovisual da Comissão Europeia. Um acervo extraordinário com imagens que nos fazem recuar no tempo e ajudam a contar esta história.