Representação em Portugal

Ciência e inovação na União: uma conversa entre Maria Manuel Mota e Carlos Moedas no podcast #AEuropaaos70

/portugal/file/europa-aos-70_ptA Europa aos 70

A Europa aos 70
copyright UE

Estreia hoje, 10 de setembro, o quinto episódio do podcast “A Europa aos 70” - #AEuropaaos70 - da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com uma conversa sobre Ciência e a sua importância na atual luta conta o coronavírus, entre Maria Manuel Mota e Carlos Moedas. O episódio está disponível em vídeo na conta da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e em áudio nas plataformas de podcast.

10/09/2020

Moderada por Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, a conversa começou por abordar o extraordinário exemplo dos testes feitos pelo IMM, onde trabalha Maria Manuel Mota, como exemplo do que a ciência na Europa é capaz de fazer. Depois a resposta passou também pelas ideias de missões e de comunicação de ciência, pelos Conselhos Europeus de Investigação e de Inovação, e por aquilo que falta à UE para se tornar uma potência científica. O episódio está disponível em vídeo na conta da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e em áudio nas plataformas de podcast.

Depois de uma explicação inicial de Maria Manuel Mota sobre a história dos testes ao coronavírus, a conversa seguiu para a questão da importância da ciência, nomeadamente a importância da ciência europeia e da União Europeia para a ciência. Carlos Moedas lembrou a importância da comunicação da ciência às pessoas de forma simples e recordou a sua criação das missões ao nível da União Europeia: se os cientistas disserem às pessoas aquilo para o qual trabalham, poderão estar mais livres no dia-a-dia para fazer o trabalho necessário para lá chegar. Maria Manuel Mota lembra que a incerteza, que muitas vezes é criticada, é o motor essencial na ciência.

Sobre a ajuda da União Europeia, Maria Manuel Mota assinala que “a Europa tem sido essencial” para os cientistas, e que o Conselho Europeu de Investigação trouxe a liberdade necessária para os cientistas sonharem. Foi precisamente nesse Conselho que Moedas moldou a criação do Conselho Europeu de Inovação, para que os inovadores também tenham a liberdade de que necessitam – até porque cientistas e inovadores, em muitos casos, são “chapéus” vestidos pelas mesmas pessoas.

Como uma história de esperança, Moedas lembrou que, em 2014, foi um europeu que decidiu, perante a crise do Ébola, criar uma vacina de RNA, e só a Europa acreditou nele. Hoje, essa ideia que a Europa apoiou é uma das que está na liderança para chegar a uma vacina para o coronavírus. E remata: “temos de ser mais vendedores” na Europa, temos de saber vender as nossas histórias e ter mais confiança em nós próprios. Maria Manuel Mota acaba o episódio com um tom semelhante, dizendo que deseja que na Europa tenhamos as ferramentas para sonhar e melhorar o mundo.

Uma conversa a ver e ouvir na íntegra no canal da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e disponível nas plataformas de podcast. O sexto episódio sairá no dia 17 de setembro e conta com Madalena Meyer Resende e Raquel Vaz Pinto a discutir Política Externa.

Contexto:

O podcast “A Europa aos 70” - #AEuropaaos70- da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasce no verão de 2020 para pensar a União Europeia pós-covid, dos 70 anos da Declaração Schuman ao #NextGenerationEU. Em 10 episódios, Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, modera conversas sobre o projeto europeu tocando em temas tão diversos como: da coesão à economia, do ambiente à saúde, da cultura à ciência.

O primeiro dos 10 episódios conta com uma animada conversa entre Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, e Henrique Raposo, escritor e comentador. O segundo sobre o tema da Saúde, teve como convidados André Peralta Santos e Pedro Pita Barros e o terceiro debateu Economia com Susana Peralta e Vítor Bento. A Reforma institucional da União Europeia foi o tema do quarto episódio com Miguel Poiares Maduro e Rui Tavares

Disponível, a partir de 6 de agosto, com vídeo na conta da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e em áudio nas plataformas de podcast. Acompanhe os teasers e os lançamentos nas contas da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Facebook, Twitter, e Instagram e com o #AEuropaaos70.

Ligações úteis: