Representação em Portugal

Desigualdades, mercados, impostos e dívida: uma conversa entre Susana Peralta e Vítor Bento no podcast #AEuropaaos70

/portugal/file/europa-aos-70_ptA Europa aos 70

A Europa aos 70
copyright UE

Estreia hoje o terceiro episódio do podcast “A Europa aos 70” - #AEuropaaos70 - da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com uma conversa sobre Economia, no contexto atual, entre Susana Peralta e Vítor Bento. Moderada por Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, a conversa começou por abordar a resposta europeia ao coronavírus e à crise económica que se lhe está a seguir, passando depois pelas reformas da zona euro e do mercado único que foram feitas e faltam fazer, e acabando com desejos concretos para os 70 anos de projeto europeu. O episódio está disponível em vídeo na conta da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e em áudio nas plataformas de podcast.

27/08/2020

Sobre a dívida comum, Susana Peralta considera que foi “um avanço enorme” e um aspeto mais importante do que o montante exato do programa de recuperação. Vítor Bento lembra que é difícil, para aqueles que serão mais onerados pela mutualização da dívida, aceitar esse maior custo sem algum controlo político. E acrescenta que os novos impostos europeus poderão ser uma forma de começarem a pagar pessoas “que habitualmente estão fora” dos sistemas tributários nacionais ou “não contribuem a sua justa parte”. A evolução futura da União Monetária também foi abordada, com Vítor Bento a lembrar que não há outros exemplos de uniões monetárias sem uniões políticas. Susana Peralta acrescentou ainda que “temos de parar de ver a Europa como uma fonte, uma torneira de milhões”, algo transversal a muito do debate europeu em Portugal.

Sobre as prioridades do digital e do “verde”, Susana Peralta fala numa “oportunidade” devido ao aumento dos fundos que a Comissão Europeia terá disponíveis para financiar as suas políticas nos próximos anos, mas lembra que não pode haver pessoas a ficar “para trás”, e Vítor Bento fala na transição digital como “o desafio estratégico mais importante que a Europa tem perante si”, nomeadamente relacionado com a escala e a quantidade de informação que as empresas detêm, que se torna político, ou “politicamente utilizável”. Para resolver isso, Vítor Bento fala na importância de ser criar realmente um mercado único, algo que atualmente classifica como “uma ilusão”.

Uma conversa a ver e ouvir na íntegra no canal da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e disponível nas plataformas de podcast. O quarto episódio sairá no dia 3 de setembro e será uma conversa sobre Ciência, moderada por Sofia Colares Alves, entre Maria Manuel Mota e Carlos Moedas.

Contexto:

O podcast “A Europa aos 70” - #AEuropaaos70- da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasce no verão de 2020 para pensar a União Europeia pós-covid, dos 70 anos da Declaração Schuman ao #NextGenerationEU. Em 10 episódios, Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, modera conversas sobre o projeto europeu tocando em temas tão diversos como: da coesão à economia, do ambiente à saúde, da cultura à ciência.

O primeiro dos 10 episódios conta com uma animada conversa entre Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, e Henrique Raposo, escritor e comentador. O segundo sobre o tema da Saúde, teve como convidados André Peralta Santos e Pedro Pita Barros.

Disponível, a partir de 6 de agosto, com vídeo na conta da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e em áudio nas plataformas de podcast. Acompanhe os teasers e os lançamentos nas contas da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Facebook, Twitter, e Instagram e com o #AEuropaaos70.