• Current language : pt
Representação em Portugal

A mobilidade sustentável em debate com a Comissária Europeia dos Transportes e o Secretário de Estado da Mobilidade

/portugal/file/mobilidade-sustent%C3%A1vel-em-debate_ptmobilidade sustentável em debate

mobilidade sustentável em debate
copyright UE

A Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza um debate sobre mobilidade sustentável, em Lisboa, no dia 2 de setembro, com a participação da Comissária Europeia Adina Vălean e do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro. A moderação estará a cargo da jornalista Bárbara Silva.

Data: 
02/09/2021 - 16:30 - 18:00

Inscrições em https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/MobilidadeSustentavel

As inscrições estão limitadas ao número de lugares disponível e sujeitas a confirmação. O debate será também transmitido online nas redes sociais da Representação da Comissão (Twitter, Facebook) e em inglês através do Twitter da Direção Geral dos Transportes da Comissão Europeia.

Este debate acontece após a participação da Comissária Adina Vălean no evento que marca o arranque do Connecting Europe Express, o comboio que partirá da Gare do Oriente para atravessar toda a União Europeia, numa das principais iniciativas do Ano Europeu do Transporte Ferroviário. Este trajeto de comboio tem por objetivo promover os muitos benefícios do transporte ferroviário – para os passageiros, as mercadorias e o ambiente – ajudando a UE a cumprir os seus ambiciosos objetivos de neutralidade climática, tal como estabelecido no Pacto Ecológico Europeu e na Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente da Comissão Europeia.

Acerca da Estratégia Europeia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, a Comissária Adina Vălean afirmou que "sendo a espinha dorsal que liga os cidadãos e as empresas europeias, os transportes são importantes para todos nós. Não temos tempo a perder para os tornar aptos para o futuro. As tecnologias digitais têm o potencial de revolucionar a forma como nos movemos, tornando a nossa mobilidade mais inteligente, mais eficiente, e também mais ecológica. Precisamos de proporcionar às empresas um caminho claro para os investimentos verdes que terão de fazer ao longo das próximas décadas. Através da implementação desta estratégia, criaremos uma mudança irreversível para uma mobilidade com emissões zero, tornando o nosso sistema de transportes mais eficiente e resiliente".

Mais informações:

https://ec.europa.eu/portugal/news/plan-green-smart-affordable-mobility_pt

https://www.euyearofrail.pt/pt/

https://www.connectingeuropeexpress.eu/

https://ec.europa.eu/portugal/events/connecting-europe-express_pt