Representação em Portugal

Papel do Eurostat no quadro do Sistema Estatístico Europeu

/portugal/file/logo-eurostatpng_ptlogo-eurostat.png

Logo Eurostat ©UE
© UE

No dia 15 de setembro, estará em Portugal um responsável do Eurostat - serviço estatístico da Comissão Europeia - para participar em duas sessões públicas sobre o papel do Eurostat no quadro do Sistema Estatístico Europeu, do qual também fazem parte os Institutos Nacionais de Estatística. As duas sessões terão lugar na Representação da Comissão Europeia em Portugal, Largo Jean Monnet, 1, 10º, Lisboa.

Data: 
15/09/2017 -
09:30 to 16:15

Programa das duas sessões públicas. De notar que haverá interpretação simultânea Português-Inglês.

A sessão da manhã (9h30-11h40) será dedicada a um público não especializado (por ex. media, parceiros sociais) com o objetivo de apresentar os principais produtos do Eurostat, como comunicados de imprensa, notas e bases de dados.

O foco será posto no uso de interfaces simples para apresentação/exploração/interpretação de dados. Por essa razão, um representante da PORDATA, desenvolvido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, discutirá como essa fundação conseguiu integrar eficazmente os dados do Eurostat no seu portal.

A sessão da tarde (14h00-16h10) será direcionada para um público mais técnico (por ex. administração pública, reguladores, academia), abordando, inter alia, as bases de dados do Eurostat, o papel do Eurostat nos principais procedimentos da UE (por ex. o PDE), e questões mais técnicas relacionadas com a extração de dados (por medida).

O INE será convidado a fazer uma apresentação sobre as suas atividades no quadro do Programa Estatístico Europeu coordenado pelo Eurostat.

Ligações úteis: