Representação em Portugal

Dia da Europa (9 de maio)

Canvas – Bolsa do Empreendedorismo © UE

Todos os anos, a Representação da Comissão Europeia em Portugal assinala o Dia da Europa no dia 9 de maio. Este ano, as comemorações incluem a 4.ª edição da Bolsa do Empreendedorismo que terá lugar neste dia no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.

 

Data: 
09/05/2016 - 08:00

/portugal/file/premiados-na-bolsa-do-empreendedorismo-2016_enPremiados na Bolsa do Empreendedorismo 2016

 

Da parte da manhã, entre as 9h00 e as 12h30, serão revelados os vencedores do concurso de ideias, numa conferência que conta com as presenças e intervenções de Carlos Moedas, Comissário europeu, Manuel Caldeira Cabral, Ministro do Economia, Pedro Duarte Guimarães, do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, Teresa Mendes, do Instituto Pedro Nunes, e Eduardo Maldonado, da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Ainda durante a manhã as duas equipas vencedoras do concurso farão uma apresentação de um minuto cada.

Já durante a tarde, entre as 14h00 e as 18h00, a Bolsa do Empreendedorismo proporcionará quatro estações de workshops. No total, são 16 sessões de 50 minutos cada, que decorrem em paralelo em quatro salas, sobre os temas «Arranque», «Business», «Capitalizar» e «Desenvolver», todas elas ministradas por profissionais experientes nas várias áreas. Microcrédito e crowdfunding, marcas e patentes, Portugal 2020 e apoio ao empreendedorismo ou liderança e gestão do talento são apenas alguns exemplos. Uma oportunidade para empreendedores e empresários aprofundarem conceitos-chave.

Ligações úteis:

Porquê um Dia da Europa?

Quando, em 9 de maio de 1950, Robert Schuman propôs a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, o estadista francês nascido no Luxemburgo realizou um ato histórico. Ao estender a mão aos adversários da véspera, não só apagava os rancores da guerra e o peso do passado, como desencadeava um processo totalmente novo na ordem das relações internacionais, ao propor a velhas nações, pelo exercício conjunto das suas soberanias nacionais, a recuperação da influência que cada uma delas não conseguia exercer sozinha. Esta proposta de Robert Schuman, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como «Dia da Europa».

A Europa que desde então, se constrói dia após dia representou o grande desígnio do século XX e uma nova esperança para o século que se inicia. A sua dinâmica nasce do projeto visionário e generoso dos pais fundadores saídos da guerra e animados pelo desejo de criar entre os povos europeus as condições para uma paz duradoura. Esta dinâmica renova-se sem cessar, alimentada pelos desafios que se colocam aos nossos países num universo em rápida e profunda mutação. Este imenso desejo de democracia e de liberdade fez cair o muro de Berlim, devolveu o controlo do seu destino aos povos da Europa Central e Oriental e confere uma nova dimensão ao ideal da construção europeia.