Representação em Portugal

Comemorações em Portugal do Dia da Europa (9 de maio)

/portugal/file/9maio2020png_pt9maio2020.png

Dia da Europa - 9 de maio de 2020
copyright UE

Este ano celebramos o Dia da Europa, 9 de maio, num contexto que comprova, mais do que nunca, a importância da solidariedade, da ação conjunta e de uma União que protege os seus cidadãos. Os 70 anos da declaração que deu origem à União Europeia celebram-se com um conjunto de eventos online como concertos, visitas a museus, filmes e várias conversas e debates. Este ano, a Comissão Europeia presta especial homenagem a todas as pessoas que diariamente atuam na linha da frente para combater a pandemia.

Data: 
09/05/2020 - 09:00

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, abrem o dia com mensagens em vídeo para assinalar os 70 anos da Declaração Schuman.

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal

Destacamos o evento webinar, que terá lugar no dia 9 de maio entre as 11h30 e as 13h00, sob o tema «Plano de Recuperação para a Europa: Que Lugar para a Coesão e Desenvolvimento Regional».

Este evento conta com a participação da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, dos eurodeputados Pedro Marques e Álvaro Amaro, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago. Esta conversa, moderada pela jornalista Raquel Morão Lopes, abordará temas como a Coesão e Desenvolvimento Regional, o Plano de Recuperação para a Europa e o futuro do Projeto Europeu.

O evento é de participação aberta e gratuita e permite a formulação de questões por quem quiser participar através do chat incluído na plataforma.

Também convidamos todos os interessados a partilharem a sua visão nas redes sociais sobre a União Europeia após a pandemia, utilizando o marcador #UEpósCOVID.

- Para obter as imagens e som do evento para meios de comunicação social e para declarações da Comissária Europeia, contactar Rita Fortunato Baptista - 966 822 590.
- Para declarações de outros oradores, além das perguntas que podem ser colocadas durante o evento, contactar os respetivos gabinetes.

Destacamos ainda iniciativas que promovem diferentes linguagens para celebrar a identidade e a diversidade europeia
Os diretores de dois museus – o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – dedicam nesse dia a rubrica «A Arte é uma ponte que nos une» à União Europeia e partilham nos respetivos canais um vídeo sobre uma obra emblemática das coleções em celebração da Europa como espaço de livre circulação das obras de arte e dos seus criadores.

A Arte é uma ponte que nos une - Museu Nacional Arte Antiga

A Arte é uma ponte que nos une – Museu Nacional de Arte Contemporânea

Uma iniciativa do Governo Regional dos Açores em parceria com a Comissão Europeia em Portugal disponibiliza as 7 curtas-metragens EUandME na RTP Açores entre 9 e 15 de maio (evento no FB).

A partir de 15 de maio, a iniciativa «Europa Film Fest: Uma sala com vista para toda a Europa», que conta com a colaboração do Programa Europa Criativa/Media - Lux Film Prize e Filmin, disponibiliza a transmissão gratuita de oito filmes europeus, apoiados por verbas europeias no sítio Web www.Filmin.pt

Pode acompanhar estas rubricas culturais com #CreativeEuropeAtHome e #StrongerTogether nas redes sociais.


O que é o Dia da Europa?
Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Robert Schuman.

Imagens de arquivo para utilização gratuita pelos meios de comunicação social.

Contacto para jornalistas:
Rita Fortunato Baptista, assessora de imprensa
Rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu -  966 822 590

Ligações úteis: