Representação em Portugal

Comemoração dos 60 anos da assinatura dos Tratados de Roma

/portugal/file/60anosromapng_pt60_anos_roma.png

Comemoração dos 60 anos da Assinatura do Tratado de Roma ©UE
Media Folder : 

Em 25 de março de 1957, em Roma, foram lançadas as bases para a Europa em que hoje vivemos, que permitiram um longo período de paz na história da Europa. Ao fim de 60 anos, criámos uma União que promove o respeito e a dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade e a solidariedade entre povos e nações. Ao longo de 2017, na União Europeia, terão lugar vários eventos para assinalar o 60.º aniversário dos Tratados de Roma. Em Portugal realizar-se-ão ações de norte a sul do país e nas ilhas.

Data: 
01/03/2017 - 00:15

3 de maio: Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da CE em Portugal, estará em Bragança dia 3 de maio, para um debate com os cidadãos da região sobre o futuro da União Europeia e a importância da sua dimensão social.

26 de abril: a Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, estará no Funchal a 26 de abril, pelas 10h00, para participar num Diálogo com os Cidadãos. Com Sofia Colares Alves estará Sérgio Marques, Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Região Autónoma da Madeira.

20 e 21 de abril: Colóquio Internacional «60 Anos do Tratado de Roma», Universidade de Coimbra, Biblioteca Geral, Sala de S. Pedro. Programa.

10 de abril: o Governo dos Açores, através do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, promove a realização da conferência «Inovação: um novo paradigma para o sucesso das organizações», com Gilles Garel, especialista em estratégias de inovação, no dia 10 de abril pelas 17h00 no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa. Trata-se da segunda conferência de um ciclo de conferências que terá lugar ao longo de 2017 para assinalar o 60.º aniversário dos Tratados de Roma e que arrancou na ilha Terceira com a palestra «Os novos desafios para a Europa», por Eduardo Paz Ferreira.

4 de abril: a Licenciatura de Estudos Europeus e Relações Internacionais da Universidade Lusófona realiza uma Conferência intitulada «Do Tratado de Roma ao Livro Branco: do passado ao futuro», no dia 4 de abril pelas 11 horas, no auditório Armando Guebuza da Universidade Lusófona, que contará com a participação da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves.
Álbum de fotografias

25 e 26 março: programa de rádio inteiramente dedicado à celebração dos 60 anos dos Tratados de Roma transmitido pela Rádio Voz de Basto. Emissão: 25 de março - 19h00 | 26 março - 13h00. Iniciativa do Centro Europe Direct de Ponte de Lima.

24 e 25 de março: o Governo dos Açores assinala o 60.º aniversário dos Tratados de Roma com a realização de uma palestra sobre «Os novos desafios da Europa» e de um concerto «Grandes Clássicos Europeus», na ilha Terceira.

24 de março: a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve em coorganização com a Universidade do Algarve com o apoio dos Centros Europe Direct Algarve e Centro de Documentação Europeia da Universidade do Algarve realizará uma sessão comemorativa #EU60 | 60 anos dos Tratados de Roma, 14h30 às 17h30, no Auditório CCDR Algarve, que contará com a participação do Prof. Adriano Moreira e da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves.

24 de março: inauguração da Exposição #EU60| #ErasmusPlus «A Europa 60 anos depois.» A vida na Arte. Exposição de Tapeçaria de alunos ERASMUS da ESBALisboa, 18h00, na Sala de Exposições da CCDR Algarve. Iniciativa do Centro Europe Direct do Algarve.

24 de março: #EU60 | Meeting Europa Jovem: 60 anos, 5 futuros, 10h00-17h00, no Teatro Tempo em Portimão. Iniciativa co-organizada pelo Centro Europe Direct do Algarve, Loja Europa Jovem e pela Associação Liláz

23 de março: terá lugar em Lisboa um Diálogo com os Cidadãos que contará com a presença da Comissária europeia Cecilia Malmström e da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus Margarida Marques.

22 de março: inauguração da Exposição de Fotografias - Comemoração dos 60 anos da assinatura dos Tratados de Roma, 10h00, na Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre. Iniciativa do Centro de Informação Europe Direct Alto Alentejo.

22 de março: workshop «Escola além-fronteiras: Partilha de Boas Práticas», 14h00 às 17h15, no auditório EPRALIMA, Ponte da Barca. Iniciativa do Centro Europe Direct de Ponte de Lima.

21 a 24 de março: por ocasião das celebrações dos 60 anos dos Tratados de Roma o Espaço Público Europeu apresenta a exposição itinerante «60 anos dos Tratados de Roma».

21 de março: seminário «Os Direitos Dos Cidadãos Na União Europeia», 09h00 às 12h30, no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora. Iniciativa do Centro Europe Direct de Ponte de Lima.

20 de março: o Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa, em parceria com o Istituto Italiano di Cultura, apresenta a conferência «Nos 60 anos do Tratado de Roma: Ontem, Hoje e Amanhã», no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ao longo do ano decorrerão nas redes sociais uma série de iniciativas relacionadas com o 60.º aniversário dos Tratados de Roma que visam testar as capacidades linguísticas e de conhecimentos de assuntos europeus dos utilizadores destas redes.

Para acompanhar os eventos relacionados com os 60 anos dos Tratados de Roma, visite regularmente esta página!

 

 

/portugal/file/eu60-professor-eduardo-paz-ferreira_pt#EU60: Professor Eduardo Paz Ferreira

Contexto

Encorajados pelo êxito do Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, os seis países fundadores alargaram a sua cooperação a outros setores económicos. Em 25 de março de 1957, assinaram os Tratados de Roma que criaram a Comunidade Económica Europeia (CEE) ou «Mercado Comum». O objetivo era criar um espaço sem fronteiras onde as pessoas, as mercadorias e os serviços pudessem circular livremente.

Roma, 25 de março de 1957. No Capitol, na sala Horaces e Curiaces, teve lugar a cerimónia de assinatura dos Tratados de Roma pelos ministros dos seis Estados-Membros (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Países Baixos) Este Tratado instituiu a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (CEEA) e previa a implementação de uma união aduaneira e a criação de instituições:  a Comissão Europeia, o Conselho Europeu, o Parlamento Europeu e o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias. Os signatários, que representaram os 6 Estados-Membros, foram:
Paul-Henri Spaak, um dos fundadores da UE e estadista belga e Jean-Charles Snoy et d’Oppuers, Secretário-Geral do Ministério dos Assuntos Económicos belga;
Christian Pineau, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês e Maurice Faure, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros francês;
Konrad Adenauer, Chanceler da República Federal alemã e Walter Hallstein, Secretário de Estado alemão dos Negócios Estrangeiros;
Antonio Segni, Presidente do Conselho italiano e Gaetano Martino, Ministro dos Negócios Estrangeiros;

Joseph Bech, Primeiro-Ministro luxemburguês e Ministro dos Negócios Estrangeiros e Lambert Schaus, Embaixador do Luxemburgo na Bélgica;
Joseph Luns, Ministro dos Negócios Estrangeiros neerlandês e Johannes Linthorst-Homan, Diretor para a integração europeia na Direção-Geral das Relações Económicas Externas do Ministério neerlandês dos Assuntos Económicos.