Representação em Portugal

Quem somos

Sofia Colares Alves2019 é ano de decisões

A chegada de um novo ano envolve sempre reflexões, reformulações e novos projetos. É também isso que se prevê para a União Europeia (UE) em 2019.

O balanço do ano passado revela importantes concretizações: são exemplos as propostas de reforço do orçamento da UE em programas como Erasmus+ e de um novo mecanismo europeu de proteção civil – o rescEU. No entanto, 2018 fica igualmente marcado por alguns abalos. O brexit é um desafio já bem conhecido que vai continuar a dar que falar. E o crescimento da desinformação e o perigo que esta representa para as nossas democracias é outro obstáculo que temos de ultrapassar.

O ano muda, mas há sempre temas que se mantêm, e estes dois são boas amostras. Mas, ao mesmo tempo, há sempre algo de novo. Em 2019, o grande acontecimento na UE será, sem dúvida, as eleições europeias, que em Portugal se realizam a 26 de maio.

E para esse evento que se avizinha, é fundamental termos em conta os ensinamentos do ano passado. É essencial garantir que as eleições de maio não são afetadas pela desinformação, por «fake news» e por manipulação eleitoral. É nosso dever, enquanto europeus, garantirmos que vamos exercer um voto livre, informado e ponderado.

Nos últimos tempos, temos conseguido, em conjunto, promover o debate sobre a UE e o seu futuro. O ano de 2019 representa a meta dessa discussão. Então, vamos manter os valores de respeito e união que nos são característicos. Vamos promover uma escolha responsável para a nossa Europa. Vamos a 2019. Vamos às decisões!

Sofia Colares Alves
Chefe de Representação
(Assinado)