European Commission Logo

Siga-nos Portugal Facebok | Twitter portugal | Portugal Instagram

News

Comissão Europeia participa no Congresso dos Jornalistas e deixa mensagem aos jornalistas do grupo Global Media

Lisboa, 19 de janeiro de 2024.

A Vice-Presidente da Comissão Europeia para os Valores e Transparência, Věra Jourová, enviou uma mensagem para a abertura dos trabalhos do 5º Congresso dos Jornalistas, a decorrer em Lisboa, na qual sublinhou que “não existe democracia sem liberdade de imprensa, não há democracia sem jornalistas”.

Na ocasião, a vice-presidente da Comissão referiu-se aos “desafios” enfrentados atualmente pelo setor da comunicação social, “bem conhecidos em Portugal, como evidenciado pela situação atual dos jornais e rádio do Grupo Global Media”, acrescentando: “espero que seja encontrada uma solução rápida e sustentável”.

Věra Jourová fez ainda questão de dirigir palavras de solidariedade aos trabalhadores do Grupo Global Media: “Gostaria de manifestar a minha solidariedade para com os jornalistas deste grupo. Apesar dos salários não pagos e da incerteza quanto ao seu futuro, continuam a preencher as páginas e as ondas hertzianas com as notícias de que as nossas democracias e sociedades necessitam. Em todo o mundo, os jornalistas estão a fazer grandes sacrifícios, por vezes arriscando as suas vidas para que as democracias sobrevivam. Cabe às democracias protegê-los.”

A mensagem completa e o vídeo estão disponíveis aqui.

A Comissão Europeia é um dos parceiros da organização do 5º Congresso dos Jornalistas, pela relevância que o evento tem na defesa do sector da comunicação social em Portugal, pilar essencial na defesa da democracia, com as eleições europeias em 2024 como pano de fundo.

No sábado, 20 de janeiro, pelas 17h45, na sala 3 do cinema São Jorge, Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e Sara Machado, responsável pela vertente Média Noticiosos do Europa Criativa, vão explicar e debater as principais ações da Comissão Europeia para apoiar o sector e promover jornalismo de qualidade, livre e plural no Painel “Política pública e apoio ao jornalismo” (na Sala.

Um ambiente mediático livre, viável e pluralista é fundamental para manter os cidadãos informados, manter o poder de prestar contas e reforçar sociedades abertas e democráticas. No seu Plano de Ação para os Meios de Comunicação Social e o Audiovisual, a Comissão decidiu lançar uma «iniciativa de notícias», agrupando as ações existentes e novas e o apoio ao setor dos meios de comunicação social. Esta iniciativa analisa os desafios que o setor dos meios de comunicação social enfrenta e procura dar uma resposta coerente, reunindo diferentes instrumentos políticos e de financiamento sob uma bandeira comum.

Contexto:

Recursos e apoios para media e jornalistas – website da Representação da Comissão Europeia em Portugal

A «Iniciativa Notícias»
EU funding opportunities for the news media sector
Média Noticiosos - Europa Criativa | CIEC - Centro de Informação Europa Criativa
Plano de ação para a democracia europeia
Proteger a democracia - Comissão Europeia
Eleições europeias de 2024: o que tem de saber (europa.eu)

 

Assessoria de imprensa da Representação da Comissão Europeia:

Daniel Rosário: daniel.rosario@ec.europa.eu
Rita Fortunato Baptista rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu

 
Mais