European Commission Logo

Siga-nos Portugal Facebok | Twitter portugal | Portugal Instagram

Editorial
RAPID – 6/11/2023
COMISSÃO EUROPEIA – NOTÍCIAS DO DIA – 6/11/2023

AGENDA DA COMISSÃO EUROPEIA

Segunda-feira 6 de novembro
11h00
conferência de imprensa diária da Comissão Europeia. Disponível no canal EbS

15h30 seminário «O Futuro nas relações entre a União Europeia e a América Latina e as Caraíbas após a Cimeira UE-CELAC» na Casa da América Latina, em Lisboa, com a participação presencial do secretário-geral Ibero-Americano, Andrés Allamand, bem como de representantes da Comissão Europeia, do Serviço Europeu de Ação Externa e do Parlamento Europeu. Mais informações sobre o evento e inscrições aqui

Terça-feira 7 de novembro
11h00
conferência de imprensa diária da Comissão Europeia. Transmissão em direto no canal EbS

NOTÍCIAS DO DIA

UE incrementa ajuda humanitária a Gaza em 25 milhões de euros
No âmbito do apoio contínuo da UE às pessoas em Gaza, a Comissão disponibilizará mais 25 milhões de euros em ajuda humanitária. Desta forma, quadruplica-se a ajuda humanitária da UE, que ascende a mais de 100 milhões de euros para Gaza este ano. Este novo auxílio será atribuído às organizações humanitárias para a prestação de assistência vital, com especial destaque para a água e o saneamento, a saúde, a alimentação e outros bens essenciais. Ao anunciar, hoje, o financiamento, a presidente Ursula von der Leyen declarou: «Hoje, posso anunciar que estamos a aumentar a ajuda humanitária a Gaza em mais 25 milhões de euros. Deste modo, a União Europeia dará um total de 100 milhões de euros em ajuda humanitária à população civil em Gaza. Ao mesmo tempo, estamos a trabalhar com Israel, com o Egito e com as Nações Unidas para que mais colunas de ajuda humanitária possam chegar a Gaza, nomeadamente através de corredores e cessar-fogos humanitários.» Mais informações no comunicado de imprensa.

DECLARAÇÕES/ANÚNCIOS

Declaração da Comissão Europeia sobre os incidentes antissemitas na Europa
A Comissão publicou ontem a seguinte declaração sobre os incidentes antissemitas na Europa: «O aumento súbito de incidentes antissemitas em toda a Europa atingiu níveis extraordinários nos últimos dias, recordando alguns dos períodos mais sombrios da história. Hoje, os judeus europeus vivem novamente com medo.
Assistimos a um ressurgimento de incidentes e retóricas antissemitas na União Europeia e em todo o mundo: cocktails Molotov lançados sobre uma sinagoga na Alemanha, tags com estrelas de David em edifícios residenciais em França, um cemitério judaico profanado na Áustria, lojas judaicas e sinagogas atacadas em Espanha, manifestantes entoando palavras de ordem de ódio contra os judeus.
Nestes tempos difíceis, a UE está com as suas comunidades judaicas. Condenamos estes atos hediondos com a maior veemência possível. São contrárias a tudo o que a Europa defende. Vão contra os nossos valores fundamentais e o nosso modo de vida.»

A declaração completa está disponível
aqui.

Outras notícias no Daily News de 6 de novembro

Comunicados de imprensa do Eurostat

Ordens de trabalhos provisórias para as próximas reuniões da Comissão (informação sujeita a alterações)

 
Mais