EC Representations
EC Representations Newsroom

Dia da Europa: mensagem da presidente da Comissão Europeia e atividades para celebrar

Lisboa, 9 de maio de 2020.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deixa a sua mensagem para marcar o Dia da Europa que se celebra hoje, 9 de maio: «Há exatamente setenta anos uma declaração de menos de dez minutos iria mudar o destino de um Continente. A França, pela voz de Robert Schuman, estendeu a mão à Alemanha e a toda a Europa. Schuman propôs um gesto de solidariedade: Solidariedade — foi esta a sua palavra: uma «solidariedade de facto». Desde então, percorremos um longo caminho. As nossas políticas vão da energia à educação, da agricultura à cultura, dos assuntos internos aos assuntos externos. Se já alcançámos tantos progressos, o objetivo da solidariedade ainda é válido. Vou até mais longe: é mais válido do que nunca. Esta solidariedade foi posta à prova no início da atual pandemia. Esta crise mostrou-nos que virarmo-nos para dentro não é a solução. E, a seguir, começámos a partilhar e a ajudar-nos mutuamente. Solidariedade de facto. Vimos paramédicos da Polónia e médicos da Roménia a salvar vidas em Itália. Vimos hospitais da Chéquia a tratar os doentes da França. E vimos doentes de Itália a ser levados de avião para clínicas na Alemanha. Ou o Luxemburgo a entregar equipamento médico a Espanha. Esta solidariedade tem de continuar. Só podemos derrotar este vírus se assumirmos a responsabilidade uns pelos outros. Se trabalharmos em conjunto para encontrar uma vacina. Se unirmos forças para que a nossa economia volte ao bom caminho. Se protegermos o nosso planeta através do Pacto Ecológico Europeu. Esta solidariedade não é de todo evidente. Não é um dado adquirido. Exige esforço e compromisso de todos. Mas devemos este esforço aos nossos cidadãos. E às gerações futuras. Robert Schuman tinha toda a razão. Desejo-vos um Feliz Dia da Europa. Viva a Europa.»

Pode ver a sua mensagem em vídeo aqui

A Representante da Comissão Europeia em Portugal presta especial homenagem a todas as pessoas que diariamente atuam na linha da frente para combater a pandemia na sua mensagem do Dia da Europa que pode ser vista em vídeo aqui

Várias personalidades e cidadãos enviaram uma mensagem sobre a Europa após a pandemia que estão disponíveis aqui

Convidamos todos os interessados a também partilharem a sua visão nas redes sociais sobre a União Europeia após a pandemia, utilizando o marcador #UEpósCOVID.

Este ano, celebramos o Dia da Europa, 9 de maio, num contexto que comprova, mais do que nunca, a importância da solidariedade, da ação conjunta e de uma União que protege os seus cidadãos. Os 70 anos da declaração que deu origem à União Europeia celebram-se com um conjunto de eventos online, como concertos, visitas a museus, filmes e várias conversas e debates.

Todos os eventos e detalhes podem ser encontrados em https://ec.europa.eu/portugal/events/europe-day_pt e acompanhados com o marcador #EuropeDay.

Destacamos as seguintes iniciativas:

9 de maio

11:30-13:00: Evento webinar em https://ue.digitalstream.pt/, sob o tema «Plano de Recuperação para a Europa: Que Lugar para a Coesão e Desenvolvimento Regional» que conta com a participação da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, dos eurodeputados Pedro Marques e Álvaro Amaro, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago. Esta conversa, moderada pela jornalista Raquel Morão Lopes, abordará temas como a Coesão e Desenvolvimento Regional, o Plano de Recuperação para a Europa e o futuro do Projeto Europeu.

O evento é de participação aberta e gratuita e permite a formulação de questões por quem quiser participar através do chat incluído na plataforma.

Para obter as imagens e som do evento para meios de comunicação social e para declarações da Comissária Europeia, contactar Rita Fortunato Baptista - 966822590. Para declarações de outros oradores, além das perguntas que podem ser colocadas durante o evento, contactar os respetivos gabinetes.

Ao longo do dia: Os diretores de dois museus – o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – dedicam nesse dia a rubrica «A Arte é uma ponte que nos une» à União Europeia e partilham nos respetivos canais um vídeo sobre uma obra emblemática das coleções em celebração da Europa como espaço de livre circulação das obras de arte e dos seus criadores.

Entre as 13h00 e a meia noite: Music Europe Day com 30 artistas de 30 países europeus, incluindo a portuguesa Gato Preto às 23:00. Pode ver os concertos em Facebook page e ouvir a lista de spotify em: https://open.spotify.com/playlist/0wIJeh7RtXTBpEQd8wngxD?si=m4EZOs2tQc6zVBAdrleBEQ

 

17h00: Mais de uma centena de jovens músicos europeus de 30 países ensaiaram e atuam desde as suas casas num concerto especial online “Esperança através da Música”, disponível em https://www.euyo.eu/projects/upcoming-projects/europe-day-2020/ (uma iniciativa da Delegação da UE na Turquia em parceria com a Europa Nostra)

20H00: Para celebrar a união e a solidariedade, a Delegação da EU em Cabo Verde convidou vários artistas africanos, nomeadamente Djoje que vive em Portugal, a dar um concerto online, enaltecendo a cultura como uma ponte privilegiada entre os nossos continentes que pode ser visto na página no Facebook e Instagram da UEemCV: https://www.facebook.com/events/550739505871057/

Entre 9 e 15 de maio: Uma iniciativa do Governo Regional dos Açores em parceria com a Comissão Europeia em Portugal disponibiliza as 7 curtas-metragens EUandME na RTP Açores (evento no FB).

A partir de 15 de maio: A iniciativa «Europa Film Fest: Uma sala com vista para toda a Europa» disponibiliza a transmissão gratuita de oito filmes europeus, apoiados por verbas europeias no sítio Web www.Filmin.pt

Pode acompanhar estas rubricas culturais com #CreativeEuropeAtHome e #StrongerTogether nas redes sociais.

Contacto para jornalistas:

Rita Fortunato Baptista, assessora de imprensa
Rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu
966 822 590

Mais informação:

O que é o Dia da Europa?

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Robert Schuman.

Imagens de arquivo para utilização gratuita pelos meios de comunicação social: https://audiovisual.ec.europa.eu/en/album/M-000176