International Partnerships

O Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento

 

 

Em 2017, juntamente com os Estados-Membros, a UE adotou o Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento, no âmbito da sua resposta à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2015). O consenso define a nossa visão comum e o nosso quadro de ação para a cooperação para o desenvolvimento. 

O consenso reafirma a erradicação da pobreza como nosso principal objetivo de desenvolvimento, integra as dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável e sublinha as relações entre o desenvolvimento e outras políticas europeias, incluindo a paz e a segurança e a ajuda humanitária.

O consenso articula-se em torno dos «5 P» que configuram a Agenda 2030:

  • Pessoas
  • Planeta
  • Prosperidade
  • Paz
  • Parceria

O texto salienta importantes elementos transversais, como a juventude, a igualdade de género, a mobilidade e a migração, a energia sustentável e as alterações climáticas, o investimento e o comércio, a boa governação, a democracia, o Estado de direito e os direitos humanos, a cooperação inovadora com os países em desenvolvimento mais avançados e a mobilização de recursos nacionais.

Em termos de execução, o consenso prevê: