O que faz a Comissão

A política de saúde da UE centra-se na prevenção, na igualdade de oportunidades em matéria de saúde e cuidados de saúde, bem como na luta contra graves ameaças para a saúde à escala da UE. Uma população de boa saúde também contribui para uma economia saudável, tendo a Comissão como ambição garantir a acessibilidade, a eficácia e a resiliência dos sistemas de saúde na UE.

A UE intervém em vários domínios, por exemplo, promovendo a partilha de conhecimentos sobre o cancro da mama, do colo do útero e colorretal, incentivando uma alimentação saudável e o exercício físico ou lutando contra o tabagismo através da adoção de legislação sobre produtos do tabaco e de campanhas publicitárias.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças tem como missão avaliar ameaças emergentes para que a UE e as autoridades de saúde nacionais possam reagir rapidamente.

Para proteger os cidadãos e garantir que estes recebem o melhor tratamento possível, antes de serem introduzidos no mercado, todos os medicamentos à venda na UE têm de ser aprovados a nível nacional ou da UE, através da Agência Europeia de Medicamentos.

Objetivos
  • Proteger os cidadãos europeus de ameaças graves transfronteiriças à saúde
  • Contribuir para sistemas de saúde eficazes, acessíveis e resilientes
  • Facilitar o acesso dos cidadãos europeus a cuidados de saúde de melhor qualidade e mais seguros
  • Promover a saúde, prevenir as doenças e incentivar a criação de ambientes propícios a estilos de vida saudáveis