Atualidade

O que faz a Comissão

 

Emprego, crescimento e investimento

A principal prioridade da Comissão Europeia é fazer com que a Europa volte a crescer e aumentar o número de postos de trabalho sem criar mais dívida.

O plano de investimento irá desbloquear fundos públicos e privados e injetar na economia real, pelo menos, 315 mil milhões de euros nos próximos três anos (2015-2017). Além disso, contribuirá para simplificar a regulamentação e para uma utilização mais inteligente dos recursos financeiros existentes.

O Plano de Investimento já começou a dar resultados. Segundo estimativas do Banco Europeu de Investimento (BEI), até finais de 2015, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) mobilizou cerca de 50 mil milhões de euros para investimentos na Europa.

Mais sobre o plano de investimento

 

União Económica e Monetária

A par da governação económica da UE, a Europa deve coordenar mais estreitamente as suas políticas económicas para aproveitar todo o seu potencial de criação de emprego e crescimento e garantir a justiça social e a estabilidade financeira.

É necessário desenvolver esforços em quatro domínios: união económica, financeira, orçamental e política, tal como definido no Relatório dos cinco Presidentes: Concluir a União Económica e Monetária Europeia.

 

Objetivos
  • promover políticas que fomentem o crescimento e o emprego na zona euro e na UE
  • promover a estabilidade macroeconómica e orçamental na zona euro e na UE
  • tornar o funcionamento da União Económica e Monetária mais eficiente
  • promover os investimentos na UE
  • prevenir e corrigir os desequilíbrios macroeconómicos na UE
  • reforçar a coordenação das políticas estruturais nacionais
  • promover a prosperidade para além das fronteiras da UE