A necessidade de solidariedade

No seu discurso sobre o Estado da União, proferido em 14 de setembro de 2016, o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou a criação do Corpo Europeu de Solidariedade.

«Há muitos jovens com preocupações sociais na Europa, disponíveis para contribuir de forma significativa para a sociedade e ajudar a mostrar solidariedade. Podemos criar oportunidades para o fazerem... A solidariedade é o elemento aglutinador que mantém a nossa União», afirmou.

O objetivo do Corpo Europeu de Solidariedade é dar aos jovens dos 18 aos 30 anos a oportunidade de participarem numa série de atividades para ajudar pessoas confrontadas com situações difíceis em toda a UE. Para além do interesse de que de que se reveste para estes jovens, a sua participação no Corpo Europeu de Solidariedade também contribuirá para ajudar entidades nacionais e locais, organizações não governamentais e empresas a fazerem face a uma série de crises e desafios.

Objetivos

  • pôr em prática os valores de solidariedade europeus
  • contribuir para dar resposta a problemas sociais, ambientais e relacionados com catástrofes naturais
  • permitir aos jovens ajudar onde é mais necessário

Oportunidades para os jovens

  • adquirir experiência de vida e de trabalho
  • aprender novas línguas e novas competências
  • ajudar e apoiar os outros, nomeadamente os membros mais vulneráveis da sociedade

Os jovens terão a oportunidade de adquirir experiência em situações difíceis, desde a reconstrução de comunidades após uma catástrofe natural até problemas de exclusão social, passando pelo acolhimento e a integração de refugiados e migrantes.

Oportunidades para as organizações

As organizações que desenvolvem atividades de cariz solidário (autoridades locais, ONG ou empresas) poderão recrutar jovens interessados em fazer um período de voluntariado, um trabalho remunerado, um estágio ou um programa de aprendizagem, desde que preencham os critérios para serem uma organização de acolhimento e subscrevam a carta do Corpo Europeu de Solidariedade.

O que faz a Comissão

A Comissão decidiu criar dois tipos de atividades no quadro do Corpo Europeu de Solidariedade. Durante um período de dois a 12 meses, os jovens dos 18 aos 30 anos podem escolher entre:

  • uma atividade de voluntariado: ocupação não remunerada a tempo inteiro
  • uma atividade profissional: estágios, programas de aprendizagem, empregos

Os jovens precisam de ter mais de 18 anos para participar num projeto, mas podem inscrever-se a partir dos 17 anos.

 

Documentos

DescarregarPDF - 344.3 KB