Realizações em matéria de igualdade de género

Embora continuem a existir desigualdades, a UE realizou progressos significativos nas últimas décadas, resultantes sobretudo:

  • da adoção de legislação em matéria de igualdade de tratamento
  • da integração da perspetiva de género em todas as políticas
  • da tomada de medidas específicas de promoção da mulher

Algumas tendências, como o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho e a melhoria do seu nível de ensino e formação profissional, são encorajadoras.

No entanto, continuam a existir disparidades entre os homens e as mulheres, continuando estas últimas a estar sobrerrepresentadas nos setores do mercado de trabalho com salários mais baixos e sub-representadas nos cargos de decisão.

Estratégia europeia para a igualdade de género 2020-2025

A estratégia da UE para a igualdade de género vem dar cumprimento ao compromisso assumido pela Comissão von der Leyen em favor de uma União da Igualdade. A estratégia define objetivos políticos e prevê ações para realizar progressos significativos até 2025 no sentido de uma Europa que garanta a igualdade de género. Pretende-se com esta estratégia construir uma União na qual os homens e as mulheres, independentemente da sua idade e em toda a sua diversidade, sejam livres de seguir o caminho que escolherem na vida, tenham as mesmas oportunidades de realização pessoal, possam participar na sociedade europeia em pé de igualdade e dirigi-la em igualdade de circunstâncias.

Os objetivos principais da estratégia são pôr termo à violência baseada no género, combater os estereótipos de género, colmatar as disparidades de género no mercado de trabalho, assegurar uma participação equitativa em todos os setores da economia, colmatar as disparidades salariais e de pensões entre homens e mulheres, bem como as disparidade de género no plano da prestação de cuidados, e alcançar um equilíbrio entre homens e mulheres nos processos de tomada de decisão. A estratégia prossegue uma dupla abordagem, que compreende a integração da perspetiva de género e a adoção de medidas específicas, constituindo a interseccionalidade um princípio horizontal que preside à sua execução. Embora a estratégia se centre sobretudo em ações a levar a cabo na UE, é igualmente coerente com a política externa europeia em matéria de igualdade de género e de empoderamento das mulheres.

Para alcançar um dos primeiros resultados esperados da estratégia, a Comissão propôs a adoção de medidas vinculativas em matéria de transparência salarial em 4 de março de 2021.

Em 8 de março de 2022, a Comissão Europeia pretende, com a nova proposta de diretiva a nível da UE para combater a violência contra as mulheres e a violência doméstica, introduzir regras mínimas específicas sobre os direitos deste grupo de vítimas de crimes e criminalizar as formas de violência contra as mulheres e de ciberviolência.

Factsheet - Championing gender equality - cover

DescarregarPDF - 3.2 MB

Factsheet - striving for a Union of equality - the gender equality strategy 2020-2025 - cover

DescarregarPDF - 289.6 KB

 

Compromisso estratégico para a igualdade de género

O compromisso estratégico para a igualdade de género 2016-2019 definiu o quadro em que deverão decorrer o trabalho da Comissão Europeia em prol da igualdade de género neste lapso de tempo.

O compromisso estratégico centra-se nos cinco domínios prioritários seguintes:

  • aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho e a independência económica tanto dos homens como das mulheres
  • reduzir as disparidades de género em termos salariais, de rendimentos e de pensões e combater, assim, a pobreza entre as mulheres
  • promover a igualdade entre homens e mulheres no processo de tomada de decisões
  • combater a violência com base no género e proteger e apoiar as vítimas
  • promover a igualdade de género e os direitos das mulheres em todo o mundo

Além de definir objetivos em cada um destes domínios prioritários e de identificar mais de 30 ações concretas, o compromisso estratégico reafirma o empenho na integração da perspetiva de género em todas as políticas europeias, bem como nos programas de financiamento da UE.

DescarregarPDF - 534.8 KB
DescarregarPDF - 686.6 KB

Relatório anual sobre a igualdade de género

O relatório de 2022 sobre a igualdade de género na UE é o segundo relatório no âmbito da nova Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025. O relatório faz o ponto da situação da UE e dos seus Estados-Membros em matéria de igualdade de género. Destaca as realizações da UE nos cinco domínios fundamentais abrangidos pela estratégia e destaca exemplos inspiradores vindos dos Estados-Membros e projetos financiados pela UE nestes domínios.

DescarregarPDF - 1.4 MB

Consultar todos os relatórios anteriores sobre igualdade de género (não foram publicados relatórios em 2016 e 2020)

Documentos

DescarregarPDF - 970.7 KB
DescarregarPDF - 933.2 KB
DescarregarPDF - 94.3 KB