Como encontrar um parceiro

Pode ter como parceiro qualquer empresa, centro de investigação ou organização não-governamental, independentemente de onde estiver estabelecido, desde que seja financeiramente viável e disponha das competências necessárias para executar as tarefas definidas na proposta de projeto.

Contudo, é necessário comprovar a viabilidade operacional e financeira do parceiro para desempenhar as tarefas do projeto definidas na proposta.

Procurar parceiros

Embora tenha toda a liberdade para procurar os seus próprios parceiros, existem vários serviços que o podem ajudar a encontrar organizações interessadas em participar em propostas ou em publicar as suas próprias ofertas de colaboração.

Dependendo do programa de financiamento em causa (geralmente, programas de investigação e inovação), os pontos de contacto nacionais também prestam serviços de busca de parceiros, oferecendo perfis de parceiros pormenorizados e pedidos de parceria ativos.

Alguns exemplos:

Serviço de busca de parceiros CORDIS
Uma das maiores bases de dados com perfis de parceiros no domínio da investigação e inovação.

Busca de parceiros Idealist
Sobretudo, mas não exclusivamente, parceiros na área das TIC.

Base de dados de oportunidades de cooperação da Rede Europeia de Empresas
Perfis na área da inovação e da tecnologia de empresas internacionais e organizações de investigação. Esta base ajuda a identificar parceiros adequados para uma cooperação bilateral no domínio dos negócios, da inovação e da tecnologia.