Introdução

A dimensão internacional faz parte integrante da política agrícola comum (PAC), dado que é essencial existir um equilíbrio saudável entre as importações e as exportações para salvaguardar a estabilidade do mercado interno.

A fim de assegurar a realização dos objetivos da PAC, a Comissão Europeia recolhe estatísticas e faz análises do comércio agrícola e da evolução da política agroalimentar a nível internacional.

Mensalmente, são divulgadas informações atualizadas na publicação «Monitorização do comércio agroalimentar da UE». Por sua vez, o relatório anual «Monitorização da política de comércio agroalimentar» apresenta uma análise mais aprofundada da evolução dos fluxos comerciais agroalimentares da UE no ano anterior.

Ambas as publicações examinam as tendências e a evolução do comércio agroalimentar, no que respeita aos principais intervenientes e produtos. Estas publicações são complementadas por fichas informativas, elaboradas a fim de apresentar um quadro pormenorizado das relações comerciais agroalimentares da UE e de ilustrar os desenvolvimentos mais significativos ocorridos no mercado agroalimentar internacional.

A Comissão Europeia e os seus parceiros produzem também diversos estudos e documentos analíticos sobre as políticas comerciais que afetam a agricultura.

De um modo geral, todas as estatísticas e análises demonstram que a UE oferece um conjunto diversificado de produtos competitivos a todos os níveis da cadeia de valor agrícola e que desempenha um papel central no comércio internacional de produtos agrícolas.

Informações úteis

Aviso às partes interessadas: saída do Reino Unido e legislação europeia no setor alimentar

Monitorização do comércio agroalimentar da UE

A publicação «Monitorização do comércio agroalimentar da UE» contém informações atualizadas sobre o comércio agroalimentar da UE, nomeadamente as estatísticas mais recentes sobre as relações comerciais e as categorias de produtos, que permitem identificar os desenvolvimentos mais significativos e as tendências emergentes.

DescarregarPDF - 572.9 KB

Números anteriores

Monitorização da política de comércio agroalimentar

O relatório anual sobre a monitorização da política de comércio agroalimentar (MAP) faz uma análise aprofundada das principais questões em matéria de política agroalimentar e de comércio agrícola em geral, apresentando uma panorâmica pormenorizada do comércio agroalimentar internacional, com destaque para os principais produtos e parceiros.

DescarregarPDF - 2.6 MB

Em 2018, o comércio agroalimentar da UE atingiu 254 mil milhões de euros (dos quais 138 mil milhões de euros corresponderam ao valor das exportações e 116 mil milhões de euros ao das importações), confirmando assim, por mais um ano, a posição da UE como o maior exportador mundial e o segundo maior importador de produtos agroalimentares. Os produtos agrícolas representaram uma importante parcela de 7 % do valor total dos produtos exportados pela UE em 2018, tendo contribuído para a criação de emprego e o crescimento no setor agroalimentar europeu.

DescarregarPDF - 2.3 MB

Em 2017, a UE manteve a sua posição de liderança a nível do comércio mundial de produtos agroalimentares, tendo o valor das suas exportações sido de 138 milhões de euros e o das suas importações de 117 milhões de euros. O relatório salienta igualmente a importância do setor agroalimentar em termos da criação de emprego (o setor representa 7,5 % do emprego na UE).

Números anteriores

Boletim informativo

Inscreva-se no sistema de alerta por correio eletrónico para se manter atualizado.

Mantenha-se informado

Estatísticas do comércio

A Comissão Europeia elabora uma série de fichas informativas por país e por região, a fim de dar uma visão global do comércio agroalimentar da UE em todo o mundo.

As fichas informativas dão uma imagem das relações comerciais agroalimentares da UE com os países e regiões em questão, com especial destaque para os principais indicadores agrícolas e comerciais, e contêm dados sobre o equilíbrio das exportações e das importações e a repartição das trocas comerciais por categoria de produtos.

Estudos

A Comissão Europeia e os seus parceiros realizam regularmente uma série de estudos que avaliam o potencial impacto dos acordos comerciais internacionais em matéria de agricultura.

Impacto dos acordos comerciais da UE no setor agrícola europeu

Estudo, realizado em 2017 por conta da Comissão pela empresa de consultoria independente Copenhagen Economics, que analisa o impacto no setor agroalimentar dos acordos celebrados pela UE com três países: o México, a Coreia do Sul e a Suíça. O estudo conclui que os acordos comerciais com estes países ajudaram a impulsionar as exportações agrícolas europeias e contribuíram para a criação de emprego no setor agroalimentar e noutros setores da economia.

Estudo económico sobre os efeitos cumulativos dos acordos comerciais sobre o setor agrícola da UE

Relatório elaborado em 2016 pela Comissão Europeia (Centro Comum de Investigação, em colaboração com a Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural) sobre o potencial impacto de uma série de negociações comerciais no setor agrícola da UE, com base em modelos que simulam a liberalização recíproca dos direitos de importação entre a UE e os parceiros comerciais em questão.

Comunicado de imprensa

Estudos sobre os efeitos de um eventual acordo de comércio livre (ACL) entre a UE e o Mercosul

Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (Instituto de Estudos de Prospetiva Tecnológica): Avaliação do impacto de um eventual acordo de comércio livre (ACL) entre a UE e o Mercosul (2011)

Comissão Europeia, Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural:

DescarregarPDF - 220.4 KB

Comissão Europeia, Direção-Geral do Comércio:

Avaliação do impacto, em termos de sustentabilidade do comércio, do acordo de associação em negociação entre a Comunidade Europeia e o Mercosul (2009)

Atualidade