Introdução

A dimensão internacional faz parte integrante da política agrícola comum (PAC), dado que é essencial existir um equilíbrio saudável entre as importações e as exportações para salvaguardar a estabilidade do mercado interno.

A fim de assegurar a realização dos objetivos da PAC, a Comissão Europeia recolhe estatísticas e faz análises do comércio agrícola e da evolução da política agroalimentar a nível internacional.

Mensalmente, são divulgadas informações atualizadas na publicação «Monitorização do comércio agroalimentar da UE». Por sua vez, o relatório anual «Monitorização da política de comércio agroalimentar» apresenta uma análise mais aprofundada da evolução dos fluxos comerciais agroalimentares da UE no ano anterior.

Ambas as publicações examinam as tendências e a evolução do comércio agroalimentar, no que respeita aos principais intervenientes e produtos. Estas publicações são complementadas por fichas informativas, elaboradas a fim de apresentar um quadro pormenorizado das relações comerciais agroalimentares da UE e de ilustrar os desenvolvimentos mais significativos ocorridos no mercado agroalimentar internacional.

A Comissão Europeia e os seus parceiros produzem também diversos estudos e documentos analíticos sobre as políticas comerciais que afetam a agricultura.

De um modo geral, todas as estatísticas e análises demonstram que a UE oferece um conjunto diversificado de produtos competitivos a todos os níveis da cadeia de valor agrícola e que desempenha um papel central no comércio internacional de produtos agrícolas.

Informações úteis

Aviso às partes interessadas: saída do Reino Unido e legislação europeia no setor alimentar

Monitorização do comércio agroalimentar da UE

A publicação «Monitorização do comércio agroalimentar da UE» contém informações atualizadas sobre o comércio agroalimentar da UE, nomeadamente as estatísticas mais recentes sobre as relações comerciais e as categorias de produtos, que permitem identificar os desenvolvimentos mais significativos e as tendências emergentes.

DescarregarPDF - 991.4 KB

Números anteriores

Monitorização da política de comércio agroalimentar

O relatório anual sobre a monitorização da política de comércio agroalimentar (MAP) faz uma análise aprofundada das principais questões em matéria de política agroalimentar e de comércio agrícola em geral, apresentando uma panorâmica pormenorizada do comércio agroalimentar internacional, com destaque para os principais produtos e parceiros.

DescarregarPDF - 2.6 MB

Em 2018, o comércio agroalimentar da UE atingiu 254 mil milhões de euros (dos quais 138 mil milhões de euros corresponderam ao valor das exportações e 116 mil milhões de euros ao das importações), confirmando assim, por mais um ano, a posição da UE como o maior exportador mundial e o segundo maior importador de produtos agroalimentares. Os produtos agrícolas representaram uma importante parcela de 7 % do valor total dos produtos exportados pela UE em 2018, tendo contribuído para a criação de emprego e o crescimento no setor agroalimentar europeu.

DescarregarPDF - 2.3 MB

Em 2017, a UE manteve a sua posição de liderança a nível do comércio mundial de produtos agroalimentares, tendo o valor das suas exportações sido de 138 milhões de euros e o das suas importações de 117 milhões de euros. O relatório salienta igualmente a importância do setor agroalimentar em termos da criação de emprego (o setor representa 7,5 % do emprego na UE).

Números anteriores

Boletim informativo

Inscreva-se no sistema de alerta por correio eletrónico para se manter atualizado.

Mantenha-se informado

Estatísticas do comércio

A Comissão Europeia elabora uma série de fichas informativas por país e por região, a fim de dar uma visão global do comércio agroalimentar da UE em todo o mundo.

As fichas informativas dão uma imagem das relações comerciais agroalimentares da UE com os países e regiões em questão, com especial destaque para os principais indicadores agrícolas e comerciais, e contêm dados sobre o equilíbrio das exportações e das importações e a repartição das trocas comerciais por categoria de produtos.

Estudos

A União Europeia e os seus parceiros procedem, numa base regular, à realização de estudos a fim de determinar o impacto dos acordos comerciais internacionais sobre a agricultura. A Comissão efetua avaliações do impacto antes do início das negociações de cada acordo comercial e avaliações do impacto na sustentabilidade durante o decurso das mesmas. Realiza também estudos do impacto cumulativo por forma a examinar o efeito combinado dos diversos acordos em fase de assinatura ou negociação.

Atualidade