Monitorização dos preços

A Comissão Europeia segue de perto a situação dos preços e a evolução dos mercados dos produtos de base agrícolas e dos alimentos, publicando vários relatórios ao longo do ano.

Monitorização dos preços dos produtos de base

As informações sobre os preços dos produtos de base agrícolas e dos alimentos mais representativos quer a nível europeu quer mundial são resumidas num painel mensal dos preços dos produtos de base. Embora nem todos os produtos sejam comparáveis a nível europeu e mundial, pretende-se dar uma indicação da evolução mais recente dos preços.

DescarregarPDF - 1.2 MB

Informações úteis

Números anteriores


Preços de um conjunto de produtos representativos, praticados na UE

Os preços mensais dos produtos agrícolas da UE mais representativos, comunicados pelos países da UE, são publicados em formato Excel.

Perspetivas

As perspetivas a curto prazo para os mercados das culturas arvenses, da carne e dos produtos lácteos da União Europeia, publicadas três vezes por ano, em fevereiro, junho e setembro, baseiam-se nas reflexões de peritos do mercado da Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, utilizando as informações mais recentes disponíveis.

As perspetivas a médio prazo para os mercados e receitas agrícolas durante a próxima década, publicadas uma vez por ano, geralmente em dezembro, consistem num conjunto de previsões relativas ao mercado e às receitas do setor, elaboradas com base em pressupostos específicos respeitantes às condições macroeconómicas, ao ambiente da política agrícola e comercial, às condições meteorológicas e à evolução do mercado internacional.

Fichas e relatórios de mercado

Está disponível uma série de fichas e relatórios que analisam a evolução dos mercados agrícolas europeu e mundial. Os temas abrangidos incluem a oferta e a procura, as importações de produtos biológicos e a segurança alimentar mundial, entre outros.

Atualidade