a médio prazo

As perspetivas agrícolas da UE, publicadas uma vez por ano, apresentam uma panorâmica dos principais mercados agrícolas da UE e dos rendimentos agrícolas até 2030. Baseiam-se num conjunto de pressupostos ligados às condições macroeconómicas, ao contexto da política agrícola e comercial, às condições meteorológicas e à evolução do mercado internacional.

Estes pressupostos implicam uma evolução relativamente harmoniosa da situação dos mercados, apesar de, na realidade, estes tenderem a ser muito mais voláteis. Por conseguinte, trata-se de perspetivas e não de previsões. Concretamente, as projeções correspondem à tendência média esperada nos mercados agrícolas num determinado ambiente macroeconómico se as políticas se mantiverem inalteradas.

Última edição

IddawnlowdjaPDF - 11.5 MB
IddawnlowdjaPDF - 1.3 MB

Informações úteis

IddawnlowdjaPDF - 256 KB
IddawnlowdjaXLSX - 264.1 KB

Acerca do relatório

O relatório apresenta as perspetivas a médio prazo para os principais mercados agrícolas da UE e para os rendimentos agrícolas até 2030. Baseia-se num conjunto de pressupostos macroeconómicos coerentes considerados os mais plausíveis aquando da análise, incluindo a continuação das atuais políticas agrícolas e comerciais. A análise baseia-se nas informações disponíveis para a produção agrícola em finais de setembro de 2109 e num modelo agroeconómico utilizado pela Comissão Europeia.

O relatório é acompanhado por uma análise de um conjunto de incertezas do mercado selecionadas, a fim de quantificar possíveis variações dos resultados. Essas variações resultam, em particular, das flutuações no ambiente macroeconómico e nos rendimentos das principais culturas e do leite. São igualmente apresentados cenários específicos para o consumo de proteínas vegetais, a criação de gado leiteiro sem OGM e o surto de peste suína africana na China.

No âmbito do processo preparatório, realizou-se em Bruxelas, em 23 e 24 de outubro de 2019, uma revisão externa do cenário de base e dos cenários em torno das incertezas do mercado. Recolheram-se contributos valiosos de decisores políticos, de peritos, europeus e internacionais, em modelização e mercado, de empresas privadas e de outras partes interessadas, bem como de organizações internacionais como a OCDE e a FAO.

Esta publicação da Comissão Europeia resulta de um trabalho conjunto da Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Centro Comum de Investigação. A responsabilidade pelos conteúdos é da Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Apesar de todos os esforços para apresentar perspetivas sólidas sobre o mercado e os rendimentos agrícolas, subsistem grandes incertezas - daí a importância de proceder à sua análise.

Atualidade

Documentos

IddawnlowdjaPDF - 12.4 MB
IddawnlowdjaPDF - 5.4 MB
IddawnlowdjaPDF - 7 MB
IddawnlowdjaPDF - 3.2 MB
IddawnlowdjaPDF - 5.3 MB
IddawnlowdjaPDF - 158.4 KB
IddawnlowdjaPDF - 4.7 MB
IddawnlowdjaPDF - 3.1 MB
IddawnlowdjaPDF - 1.1 MB
IddawnlowdjaPDF - 855.8 KB