«Teremos de reconstruir uma parceria com o Reino Unido, que continuará a ser um grande país amigo, aliado e vizinho»

Michel Barnier, Estocolmo, 9 de janeiro de 2020

A União Europeia e o Reino Unido pretendem estabelecer uma futura parceria ambiciosa, que reflita a proximidade política e geográfica e a interdependência económica entre ambas as Partes.

Esta futura parceria é definida na Declaração Política, acordada pelas Partes, que prevê disposições com interesse direto para os cidadãos e as empresas em domínios como os transportes, as cadeias de abastecimento industrial, os produtos agrícolas, as pescas, os serviços, a proteção de dados, as disposições relativas a condições de concorrência equitativas, a mobilidade dos cidadãos, a luta contra a criminalidade, o branqueamento de capitais e o terrorismo e a política externa e de segurança.

Rondas de negociações

Obtenha informações atualizadas sobre as rondas de negociações, nomeadamente o local em que serão organizadas, as datas, os temas abordados e o material de imprensa.

Guia das negociações

Consulte o Guia das negociações, uma recolha de documentos fundamentais, que vão da Declaração Política às diretrizes de negociação da UE. A recolha inclui o projeto de acordo jurídico da UE para as negociações e o mandato acordado entre os negociadores da UE e do Reino Unido.

Preparar-se para o final do período de transição

O termo do período de transição criará inevitavelmente obstáculos ao comércio e aos intercâmbios transfronteiras. Saiba mais sobre a forma como a União Europeia se está a preparar para o final do período de transição.