Diretrizes de negociação para uma nova parceria com o Reino Unido

Conferência de imprensa do chefe do Grupo de Trabalho das Relações com o Reino Unido, Michel Barnier

Em 3 de fevereiro de 2020, a Comissão adotou um projeto de diretrizes de negociação abrangentes para uma nova parceria com o Reino Unido.

As diretrizes cobrem todos os domínios de interesse descritos na Declaração Política, incluindo a cooperação comercial e económica, a cooperação policial e judiciária em matéria penal, a política externa, a segurança e a defesa, a participação nos programas da União e outros domínios de cooperação temática.

Cabe agora ao Conselho dos Assuntos Gerais adotar o projeto de diretrizes de negociação. A Comissão será assim formalmente autorizada a iniciar as negociações enquanto negociador da União.

DescarregarPDF - 319.1 KB
DescarregarPDF - 219.1 KB

Mandato

Os negociadores da UE e do Reino Unido deverão chegar a acordo sobre o mandato para as negociações, que estabelecerá a estrutura das conversações, incluindo datas indicativas e ordens de trabalhos.

Debates preparatórios da UE27 sobre a futura parceria

A Comissão Europeia e os representantes dos 27 Estados-Membros da UE reuniram-se ao longo do mês de janeiro de 2020 para debates preparatórios sobre a futura parceria. Estes debates abrangeram todos os principais domínios enunciados na Declaração Política. A Comissão Europeia publica estas apresentações em consonância com a sua política de transparência.