Eficiência energética

Objetivos, progressos e financiamento em matéria de eficiência energética. Os edifícios eficientes do ponto de vista energético, a rotulagem energética e a conceção ecológica e os sistemas de aquecimento e de refrigeração contribuirão para alcançar os objetivos da UE em matéria de energia e clima e ajudarão os consumidores a poupar energia e dinheiro.

Energias renováveis

Legislação e estratégias, mecanismo de financiamento, regimes de apoio e relatórios intercalares no domínio das energias renováveis.

Estratégia energética

Estratégias para a energia e o clima a longo prazo e as estratégias anteriores, que estão na base da atual legislação e iniciativas da UE em matéria de energia.

Mercados e consumidores

Legislação da UE sobre o mercado da energia, os direitos dos consumidores de energia, a pobreza energética, os mercados grossistas de energia, os mecanismos de capacidade, a fiscalidade e as redes e os contadores inteligentes.

Infraestruturas energéticas

Redes transeuropeias de energia e projetos de interesse comum (PIC) que ligam entre si as infraestruturas energéticas dos países da UE.

Petróleo, gás e carvão

Política da UE que visa garantir uma utilização eficiente e responsável dos combustíveis fósseis, apoiar a transição para as energias limpas nas regiões carboníferas e reduzir as emissões de metano relacionadas com a energia.

Investigação, tecnologia e inovação

O armazenamento de energia, a energia de fusão, as cidades inteligentes, os mercados de flexibilidade, a digitalização e a competitividade das energias limpas contribuirão para alcançar os objetivos energéticos e climáticos da UE.

Integração do sistema energético

A integração do setor modernizará e transformará os sistemas energéticos da UE e permitirá integrar mais energias de fontes renováveis e a descarbonização.

Energia nuclear

Normas de segurança nuclear, proteção contra as radiações, gestão de resíduos e desmantelamento de instalações nucleares.

Cooperação internacional

Acordos intergovernamentais no domínio da energia, principais países e regiões parceiros, organizações internacionais e iniciativas.

Segurança energética

Segurança do aprovisionamento energético da UE em gás, eletricidade e petróleo, infraestruturas críticas e cibersegurança, aprovisionamento energético e pandemias.