Assistência in loco

No segundo semestre do ano letivo de 2020-2021, devido à pandemia de COVID-19, a assistência pedagógica será exclusivamente virtual. Durante este período, não serão realizadas missões de assistência pedagógica. Mais abaixo encontrará o novo programa de formação e o formulário de apresentação de pedidos atualizado.

DescarregarPDF - 367.6 KB
DescarregarDOCX - 36.8 KB

Academia de formadores

Os formadores de intérpretes que exerçam essa atividade em universidades de países da UE, de países candidatos e de países não pertencentes à UE podem assistir, em Bruxelas, a seminários ministrados por intérpretes experientes da Direção-Geral da Interpretação e por oradores convidados. Estes seminários abordam temas como o ensino, a conceção e o funcionamento dos cursos de interpretação, bem como a elaboração de perfis de intérpretes e a avaliação dos candidatos.

Os seminários são habitualmente conduzidos em inglês, francês, alemão e espanhol. Desde 2001, participaram nestes seminários 550 formadores de mais de 40 países.

A participação está aberta aos formadores das escolas e universidades que cooperam com a Direção-Geral da Interpretação, sendo dada prioridade às línguas e escolas que não tenham recebido assistência pedagógica recentemente.

Visitas de estudo às instituições da UE

Infelizmente, devido à atual pandemia de COVID-19 e à incerteza quanto ao futuro, não será possível organizar visitas de estudo in loco durante o ano letivo de 2020-2021.

Lamentamos profundamente o sucedido, mas, como é compreensível, trata-se de uma situação que está fora no nosso controlo.

Em alternativa, oferecemos a possibilidade de organizar «visitas de estudo em linha», sob a forma de webinários.

As visitas de estudo à Direção-Geral da Interpretação permitem que os estudantes de interpretação de conferências se familiarizem com a vida profissional dos intérpretes que trabalham para as instituições europeias.

É uma oportunidade única para os futuros intérpretes conhecerem o funcionamento da direção-geral, se informarem sobre os requisitos profissionais exigidos para trabalhar nas instituições europeias, ficarem a conhecer as novidades no campo das tecnologias de interpretação de conferências e praticarem em «cabina muda» durante um dia com um formador de intérpretes.

Existem diferentes formatos de visita:

Visitas de universidades com as quais a Direção-Geral da Interpretação colabora atualmente:

  • Visita conjunta à Direção-Geral da Interpretação e ao serviço de interpretação do Parlamento Europeu (DG LINC):
    visita de 3 dias; 2 dias na Direção-Geral da Interpretação e 1 dia no Parlamento Europeu — geralmente de segunda-feira a quarta-feira
  • Visitas à DG da Interpretação apenas:
    2 ou 3 dias — duração decidida caso a caso

Visitas de universidades com as quais a Direção-Geral da Interpretação não colabora atualmente:

  • ½ dia ou 1 dia

Apresentação de um pedido

  • Os pedidos de visita de estudo devem ser enviados pelos diretores de curso e não por estudantes individuais.
  • Os pedidos serão analisados em função do seu interesse para a DG Interpretação e o serviço de interpretação do Parlamento Europeu.
  • Os pedidos estão sujeitos a aprovação dos diretores/chefes de unidade em questão e a disponibilidade de pessoal.
  • A «época alta» das visitas de estudo é de fevereiro a maio. Por conseguinte, pedimos que as universidades indiquem datas alternativas para o período de setembro a janeiro e/ou o mês de junho. Muito agradecemos que tenham alguma flexibilidade para aceitar essas datas alternativas para as visitas.

Note-se que a Direção-Geral da Interpretação e o serviço de interpretação do Parlamento Europeu são serviços que estão sempre a trabalhar. Se a sua universidade não oferecer cursos de interpretação e simplesmente quiser informar-se sobre os aspetos (linguísticos) gerais da Comissão Europeia, pode fazer uma visita a esta instituição através do Centro de Visitantes.

DescarregarDOCX - 43.7 KB

Centro de Visitas

O centro de visitas da Comissão Europeia em Bruxelas organiza apresentações e debates para grupos de visitantes.

Contacto

Visitas de estudo à Direção-Geral da Interpretação

Endereço eletrónico

Visitas de estudo ao Parlamento Europeu

Prazos para apresentação de pedidos de assistência in loco e/ou de visitas de estudo:

- 1 de maio, para o período de setembro a janeiro

- 1 de novembro, para o período de fevereiro a agosto