Avaliação das tecnologias da saúde

Apresentação

A avaliação das tecnologias da saúde (ATS) é uma forma de avaliar o modo como ciência e a tecnologia são utilizadas no domínio dos cuidados de saúde e da prevenção de doenças, abrangendo questões médicas, sociais, económicas e éticas.

A ATS proporciona informações objetivas aos decisores por forma a que possam formular políticas de saúde seguras, eficazes, centradas no doente e com uma boa relação custo-eficácia.

A ATS deve ser transparente, objetiva, sólida e sistemática e assentar firmemente na investigação e no método científico.

Exemplos de tecnologias de saúde: métodos de tratamento e de diagnóstico, equipamento médico, medicamentos, métodos de prevenção e reabilitação, bem como sistemas organizativos e de apoio utilizados para assegurar a prestação dos cuidados de saúde.

Cooperação europeia em matéria de avaliação das tecnologias da saúde

Na maioria dos países da UE, a avaliação das tecnologias da saúde é um elemento fundamental da tomada de decisões sobre saúde. Para melhorar a cooperação entre os países, a Comissão:

  • criou uma rede de avaliação das tecnologias da saúde voluntária e permanente na Europa. A rede tem os seguintes objetivos:
    • facilitar uma utilização eficaz dos recursos de avaliação das tecnologias da saúde na Europa
    • criar um sistema sustentável de partilha de conhecimentos no domínio da avaliação das tecnologias de saúde
    • promover as boas práticas em matéria de métodos e processos de avaliação das tecnologias de saúde
  • apoiar a «Ação comum 3» da EUnetHTA sobre a avaliação das tecnologias da saúde, com o apoio financeiro do Programa de Saúde da UE: EUnetHTA — Rede europeia para a avaliação das tecnologias da saúde