Avaliação das tecnologias da saúde

Ações comuns da EUnetHTA

A UE promove a cooperação em matéria de ATS através do apoio a ações comuns da EUnetHTA.

Em 2004, a Comissão Europeia e o Conselho de Ministros solicitaram que fosse criada uma rede europeia sustentável em matéria de avaliação das tecnologias da saúde (ATS). Em 2005, um grupo de 35 organizações lançou o projeto EUnetHTA 1 (2006-2008), que se debruçou sobre as possibilidades de reforço da colaboração transnacional, bem como sobre os principais desafios na matéria.

Desde então, a Comissão Europeia tem feito investimentos substanciais para apoiar cooperação entre os organismos de ATS. Foram levadas a cabo duas ações comuns da rede europeia de avaliação das tecnologias de saúde (EUnetHTA): a EUnetHTA 1, no período de 2010-2012 (dotada de um orçamento de 6 milhões de euros), e a EUnetHTA 2, no período de 2012-2015 (dotada de um orçamento de 9,5 milhões de euros). A primeira ação comum pôs em prática uma cooperação eficaz e sustentável em matéria de ATS na Europa e a segunda ação comum reforçou a aplicação prática de abordagens e ferramentas para a colaboração transnacional em matéria de ATS.

Em junho de 2016, foi lançada uma terceira ação comum, a EUnetHTA 3 (dotada de um orçamento de 20 milhões de euros), que decorre até 2020 e se baseia na experiência, resultados e produtos das ações anteriores.