Health systems performance assessment

Áreas prioritárias para a avaliação do desempenho dos sistemas de saúde

O Grupo de Peritos para a Avaliação do Desempenho dos Sistemas de Saúde analisa uma área prioritária por ano, escolhida em função da sua importância estratégica ou do seu impacto potencialmente mais elevado.

Programa de ação de 2019

Em 2019, o trabalho do Grupo de Peritos concentrar-se-á na identificação de ferramentas e metodologias para avaliar a resiliência dos sistemas de saúde.

Programa de ação de 2018

Em 2018, o grupo de peritos analisou ferramentas e metodologias para medir e avaliar a eficiência dos sistemas de saúde na Europa. As suas conclusões são apresentadas num relatório que faz um apanhado dos principais conceitos teóricos em matéria de eficiência, analisa as experiências de determinados países europeus e debate algumas formas de aperfeiçoar e melhorar a utilidade das metodologias de medição e avaliação da eficiência à disposição dos gestores e responsáveis políticos da área da saúde.

Programa de ação de 2017

Em 2017, a prioridade foi identificar formas práticas e eficazes de avaliar o desempenho dos sistemas de cuidados de saúde primários. O Grupo de Peritos reuniu dados sobre os métodos de avaliação dos cuidados de saúde primários usados nos diferentes países europeus e colaborou com o Painel de peritos sobre formas eficazes de investir na saúde para estudar métodos de avaliação inovadores. Em conjunto com o Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, o Grupo de Peritos procurou traduzir bons métodos de avaliação em medidas políticas eficazes.

Programa de ação de 2016

Em 2016, o Grupo de Peritos estudou a avaliação dos sistemas de cuidados integrados, começando por analisar os fatores que facilitam a conceção e a aplicação eficazes de programas de cuidados integrados. No seu relatório, o Grupo de Peritos também disponibilizou indicadores e boas práticas a ter em conta e indicou perigos a evitar.

Programa de ação de 2015

Em 2015, o Grupo de Peritos concentrou-se na avaliação da qualidade dos cuidados de saúde. No seu relatório, o Grupo de Peritos descreve as boas práticas de vários países e aconselha os decisores políticos sobre como criar, gerir e avaliar um sistema de avaliação da qualidade dos cuidados de saúde.