Health systems performance assessment

Apresentação

A avaliação do desempenho dos sistemas de saúde é essencial para compreender melhor como funcionam estes sistemas e, por conseguinte, para os melhorar. Trata-se de um processo complexo, que implica operações estatísticas, análises aprofundadas e ações concretas. Só é possível fazer uma avaliação correta do desempenho dos sistemas de saúde se houver colaboração entre os diferentes intervenientes, nomeadamente os decisores políticos, os investigadores, os institutos de estatística, os prestadores de cuidados de saúde e os doentes.

A avaliação do desempenho dos sistemas de saúde disponibiliza dados concretos que servem de base à elaboração de políticas, podendo igualmente funcionar como quadro estratégico para o acompanhamento dos progressos e a avaliação de boas práticas pelos prestadores de serviços de saúde, associando os resultados em termos de saúde às estratégias e funções dos sistemas de saúde.

Além disso, uma avaliação correta do desempenho contribui para uma maior transparência e uma fundamentação mais sólida, que são essenciais para a responsabilização perante os cidadãos. Um conhecimento aprofundado do modo de funcionamento dos sistemas de saúde é uma condição essencial para introduzir melhorias em benefício dos doentes.

Grupo de Peritos

A Comissão Europeia criou um Grupo de Peritos para a Avaliação do Desempenho dos Sistemas de Saúde que visa proporcionar aos países da UE um fórum para o intercâmbio de experiências neste domínio e apoiar os decisores políticos nacionais mediante a identificação de instrumentos e metodologias para a avaliação do desempenho dos sistemas de saúde. As organizações internacionais, como a OMS e a OCDE, contribuem de forma ativa para os trabalhos do Grupo de Peritos.

O trabalho do Grupo de Peritos organiza-se em torno de áreas prioritárias,concentrando-se na identificação de instrumentos e metodologias para avaliar um tema diferente por ano, por exemplo, a qualidade dos cuidados de saúde, os cuidados integrados ou os cuidados primários.

O Grupo de Peritos apoia ações específicas nos países interessados em aprofundar o trabalho de avaliação do desempenho a nível nacional, pretendendo também chamar a atenção dos políticos para a questão da avaliação do desempenho dos sistemas de saúde, para que os seus resultados contribuam para a elaboração de políticas nesta matéria.

/health/file/29952_ptexpertgp_strands.jpg

Relatórios do Grupo de Peritos

Mais Informações