Health systems performance assessment

Assistência específica aos países

O Grupo de Peritos apoia ações específicas nos países interessados em avaliar o desempenho a nível nacional, incluindo a organização de seminários e conferências para sensibilizar os responsáveis políticos para esta questão, a pedido das autoridades nacionais. 

Em abril de 2017, teve lugar um seminário de dois dias em Budapeste que serviu para analisar o primeiro relatório nacional húngaro sobre a avaliação do desempenho dos sistemas de saúde e partilhar boas práticas operacionais com países com situações similares. O relatório foi também apresentado ao público e sujeito a um primeiro debate aberto.

Em setembro de 2016, teve lugar um seminário de dois dias em Liubliana, no qual foram revistos indicadores de qualidade para a avaliação dos cuidados de saúde, na perspetiva de melhorar a eficácia do sistema nacional. O seminário resultou num plano de ação concreto que está a ser seguido pelas autoridades eslovenas, com o apoio técnico da Comissão Europeia.

Em abril de 2016, o Grupo de Peritos organizou um seminário em Roma para debater os melhores métodos para avaliar os cuidados integrados, juntamente com funcionários públicos italianos e profissionais de saúde empenhados em criar e gerir modelos de cuidados integrados. Os resultados deste debate contribuíram para o debate nacional sobre a avaliação dos cuidados integrados e suscitaram abordagens inovadoras.