State of Health in the EU

Intercâmbios voluntários

Os ministérios da saúde dos países da UE são incentivados a usar a análise e os conhecimentos disponibilizados no relatório Health at a Glance: Europe, nos perfis de saúde por país e no relatório de acompanhamento como base para a tomada de decisões. Nesta perspetiva, podem ser solicitados intercâmbios voluntários que envolvam os peritos responsáveis pela realização da análise, para aproveitar os seus conhecimentos especializados, compreender melhor as questões em debate e preparar respostas políticas possíveis.

Os intercâmbios voluntários são organizados pela OCDE e por peritos do Observatório, em cooperação com a Comissão e em estreita ligação com o país da UE que os solicita, a fim de permitir um seguimento a nível nacional se e quando considerado útil por esse país. O objetivo é permitir a um determinado país da UE, ou a um pequeno grupo de países, analisar as questões assinaladas nos respetivos perfis de saúde, no relatório de acompanhamento e no relatório Health at a Glance: Europe.

Os intercâmbios voluntários visam facilitar o diálogo e os intercâmbios com vista a proporcionar uma melhor compreensão de questões subjacentes, partilhar boas práticas e, se necessário, apoiar a ação política a nível nacional. O âmbito, o conteúdo e o formato dos intercâmbios, que podem assumir a forma de conferências, seminários, simpósios ou diálogos políticos, são adaptados às necessidades e preferências específicas do país.

Os intercâmbios voluntários podem ser solicitados à Comissão pelos ministérios da saúde nacionais e decorrerão ao longo de 2018.