State of Health in the EU

Intercâmbios voluntários

Os ministérios da saúde da UE são incentivados a utilizar as análises e as informações fornecidas no Health at a Glance: Europe, nos perfis de saúde por país e no relatório de acompanhamento para fundamentar o processo decisório. Neste sentido, podem ser solicitados intercâmbios voluntários com os peritos responsáveis pela realização das análises, com vista a aproveitar os seus conhecimentos especializados para compreender melhor as questões em causa e desenvolver eventuais respostas políticas.

Os intercâmbios voluntários são organizados por peritos da OCDE e do Observatório, em cooperação com a Comissão e em estreita colaboração com o país da UE requerente, a fim de permitir um diálogo de acompanhamento a nível nacional se e quando tal for considerado útil pelo país em causa. Permite a um determinado país da UE ou a um pequeno grupo de países da UE analisar as questões suscitadas no(s) respetivo(s) perfil(is) de saúde por país, no relatório de acompanhamento e no Health at a Glance: Europe.

Os intercâmbios voluntários destinam-se a facilitar o diálogo e o intercâmbio – a fim de proporcionar uma melhor compreensão das questões de fundo, partilhar boas práticas e, se for caso disso, apoiar as medidas nacionais. O âmbito, o conteúdo e o formato de cada intercâmbio voluntário são adaptados às necessidades e preferências específicas do país. Podem assumir a forma de seminários, ateliês, simpósios ou diálogos políticos.

Os ministérios nacionais da saúde podem solicitar intercâmbios voluntários à Comissão.