State of Health in the EU

Apresentação

O Situação da saúde na UE é uma iniciativa da Comissão Europeia que segue um ciclo de dois anos e proporciona aos responsáveis políticos, grupos de interesse e profissionais de saúde, dados factuais comparáveis e informações sobre a saúde e os sistemas de saúde nos países da UE. O ciclo é desenvolvido em cooperação com a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) e o Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde.
 

O ciclo de dois anos Situação da saúde na UE divide-se em quatro grandes etapas:

  • Publicação do relatório global da OCDE Health at a Glance: Europe (versão mais recente de novembro de 2016).
  • Publicação dos perfis de saúde por país, adaptados ao contexto e às especificidades de cada um dos 28 países da UE, que analisam os pontos fortes e os problemas dos respetivos sistemas de saúde.
  • Publicação do relatório de acompanhamento, juntamente com os perfis de saúde por país, que tira conclusões transversais, põe em destaque prioridades políticas comuns dos países da UE e analisa as possibilidades de aprendizagem mútua.
  • No fim do ciclo de dois anos, as autoridades de saúde dos países da UE podem solicitar intercâmbios voluntários com os especialistas responsáveis pelo Situação da saúde na UE para discutir os resultados e possíveis estratégias a adotar.

O trabalho de investigação é realizado por especialistas em saúde, pretendendo-se que as suas conclusões sirvam de base às decisões políticas e não sejam consideradas como simples recomendações. O ciclo está alinhado com os objetivos estratégicos definidos na Comunicação da Comissão sobre sistemas de saúde eficazes, acessíveis e resilientes de 2014.

Vídeo