State of Health in the EU

Apresentação

A Situação da Saúde na UE tem por objetivo tornar os sistemas de saúde, os conhecimentos especializados e as boas práticas facilmente acessíveis aos decisores políticos e a todos os que contribuem para a definição das políticas de saúde.

É gerida pela Comissão Europeia, mas beneficia do trabalho da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) e do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde (Observatório), nos seus esforços em curso para apoiar a partilha de conhecimentos em toda a UE.

A Situação da Saúde na UE reúne os dados mais recentes sobre a saúde e capta-os numa série de relatórios concisos e de leitura fácil.

O ciclo recorrente Situação da saúde na UE divide-se em quatro grandes etapas:

  • Relatório conjunto da OCDE e da Comissão Europeia Health at a Glance: Europe marca o início de cada ciclo da Situação da saúde na UE com uma avaliação horizontal do desempenho dos sistemas nacionais de saúde dos diferentes países da UE.
  • Publicação dos perfis de saúde por país, adaptados ao contexto e às especificidades de cada país da UE, que analisam os pontos fortes e os problemas dos respetivos sistemas de saúde.
  • Um relatório de acompanhamento, publicado juntamente com os perfis de saúde por país, apresenta algumas das principais tendências na transformação dos nossos sistemas de saúde.
  • No fim do ciclo de dois anos, as autoridades de saúde dos países da UE podem solicitar intercâmbios voluntários com os especialistas responsáveis pelo ciclo Situação da saúde na UE para discutir os resultados e possíveis estratégias a adotar.

O ciclo Situação da Saúde na UE apoia os Estados-Membros através do reforço da base de dados concretos. Por sua vez, o ciclo fornece à Comissão dados e análises políticas que servirão de base à cooperação a nível da UE. Por exemplo, fornece material de qualidade para alimentar a fase analítica do Semestre Europeu, fornecendo aos seus relatórios por país informação credível a nível da UE e nacional.
O ciclo está alinhado com os objetivos estratégicos definidos na Comunicação da Comissão de 2014 sobre sistemas de saúde eficazes, acessíveis e resilientes.

Vídeo