State of Health in the EU

Relatório de acompanhamento

A Comissão apresenta um relatório de acompanhamento, juntamente com os perfis de saúde por país, para esclarecer algumas observações horizontais e tendências que podem ser encontradas na maior parte dos Estados-Membros da UE, se não em todos. Esta situação afeta inevitavelmente as mudanças demográficas e tecnológicas, a transição para os cuidados de saúde primários e para a prevenção, bem como a carga que recai sobre a mão de obra no setor da saúde.

O relatório de acompanhamento de State of Health in the EU de 2019 apresenta cinco conclusões pertinentes para toda a UE resultantes da análise subjacente aos perfis (parte 1), bem como as principais conclusões específicas para cada país (parte 2).

Como em todos os relatórios State of Health in the EU, a parte 1 do relatório de acompanhamento está estruturada de acordo com os três objetivos de eficácia, acessibilidade e resiliência.

  • A dimensão eficácia está exclusivamente orientada para a promoção da saúde e prevenção de doenças, com os dois primeiros capítulos centrados nas reticências em relação à vacinação (capítulo 1) e na transformação digital (capítulo 2).
  • No que diz respeito à acessibilidade, o relatório de acompanhamento tenta obter uma imagem mais clara dos obstáculos que os cidadãos da UE enfrentam, em toda a Europa, para aceder aos cuidados de saúde, tendo em conta as características socioeconómicas e os perfis clínicos (capítulo 3).
  • Para dar uma ideia sobre a resiliência dos sistemas de saúde da UE, o relatório aborda os temas da transferência de tarefas na prestação de serviços de saúde (capítulo 4) e examina as possíveis implicações do ciclo de vida dos produtos farmacêuticos na existência de medicamentos seguros, eficazes e a preços acessíveis (capítulo 5).

A parte 2 do relatório inclui as principais conclusões dos perfis de saúde dos países, elaborados pela OCDE e pelo European Observatory on Health Systems and Policies.

Vídeos

Cinco vídeos apresentam as principais tendências na transformação dos sistemas nacionais de saúde:

Mais informações

Edições anteriores do relatório de acompanhamento