Skip to main content
Public Health

O State of Health in the EU tem por objetivo tornar os sistemas de saúde, os conhecimentos especializados e as boas práticas facilmente acessíveis aos decisores políticos e a todos os que contribuem para a definição das políticas de saúde.

É gerido pela Comissão Europeia, mas beneficia dos contributos da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) e do European Observatory on Health Systems and Policies (Observatório), nos seus esforços em curso para apoiar a partilha de conhecimentos em toda a UE.

O State of Health in the EU reúne os dados mais recentes sobre a saúde e apresenta-os numa série de relatórios concisos e de leitura fácil.

O ciclo recorrente State of Health in the EU divide-se em quatro grandes etapas:

  • O relatório conjunto da Comissão e da OCDE Health at a Glance: Europe (A Saúde num Relance: Europa) apresenta uma avaliação horizontal do desempenho dos sistemas nacionais de saúde dos diferentes países da UE. Inclui igualmente dois capítulos temáticos sobre temas importantes.
  • A publicação dos perfis de saúde por país, adaptados ao contexto e às especificidades de cada país da UE, que analisam os pontos fortes e os problemas dos respetivos sistemas de saúde.
  • Um relatório de acompanhamento, publicado juntamente com os perfis de saúde por país, apresenta algumas das principais tendências na transformação dos sistemas de saúde na UE.
  • As autoridades de saúde dos países da UE podem solicitar intercâmbios voluntários com os especialistas envolvidos no State of Health in the EU para discutir os resultados e possíveis estratégias a adotar.

O State of Health in the EU apoia os Estados-Membros através do reforço da base empírica em matéria de saúde. Além disso, disponibiliza à Comissão dados e análises políticas que servem de base ao desenvolvimento de políticas e à cooperação a nível da UE.

Vídeo


2018_state_video.jpg